Causa. A febre amarela é causada por um vírus, do gênero flavivírus, transmitido por mosquitos pertencentes às espécies Aedes (principalmente Aedes aegypti, responsável também por transmitir a Zika, a dengue e a chikungunya) e Haemogogus.
A primeira epidemia que atingiu o Brasil foi a de febre amarela, com um grande surto no Rio de Janeiro em 1850. Em 1889, grande parte da zona cafeicultora paulista também foi afetada pela doença, que, além da febre e da pele amarela, causa calafrios, dores musculares e pode levar à morte.
Em 1927, o vírus da febre amarela foi o primeiro vírus humano a ser isolado....
Nos casos que evoluem para a cura, a infecção confere imunidade duradoura. Isso quer dizer que você só pode ter febre amarela uma vez na vida.
Um dos motivos tem sido a redução das áre- as silvestres e a consequente am- pliação das cidades. O Brasil tem se urbanizado de forma muito rápida e pouco planejada e o ressurgimento da febre amarela urbana pode estar relacionado a esta infiltração do ser humano no habitat natural do vírus da doença.
Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver algumas complicações, como:
A febre pode ser prejudicial se ultrapassar 40º, pois aumenta o consumo de oxigênio, diminui o rendimento cardíaco, provoca dor muscular, irritabilidade, mal-estar, astenia e anorexia.
De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, mais de 40% dos casos recentes de febre amarela evoluíram para óbito: em cada duas pessoas infectadas, uma tem risco de falecer em decorrência dos desdobramentos da doença.
Na icterícia, a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas. Ela ocorre quando há excesso de bilirrubina (um pigmento amarelo) no sangue - uma condição denominada hiperbilirrubinemia.
O que podem ser os olhos amarelados. Os olhos amarelados normalmente surgem quando existe um acúmulo excessivo de bilirrubina no sangue, uma substância que é produzida pelo fígado e que, por isso, está alterada quando existe algum problema nesse órgão, como hepatite ou cirrose, por exemplo.
3 Remédios caseiros para icterícia
É possível estar com bilirrubina DIRETA(0.
Se estiver alto (entre 20 e 25), é preciso fazer fototerapia; se não, repetir o exame em dois ou três dias para verificar se está baixando. Se estiver baixando, esperar melhora sem tratamento.
Urobilinogênio e bilirrubina Também normalmente ausentes na urina, podem indicar doença hepática (fígado) ou hemólise (destruição anormal das hemácias). A bilirrubina só costuma aparecer na urina quando os seus níveis sanguíneos ultrapassam 1,5 mg/dL.
A presença de bilirrubina na urina normalmente é indicativo de problemas no fígado e pode ser percebida devido à cor amarelo-escuro a alaranjada do xixi, sendo confirmado por meio do exame de urina.