Com os talões de cheques Santander, você conta com serviços especiais de entrega que facilitam o seu dia-a-dia. Você recebe seus talões no endereço que desejar ou pode retirá-los em qualquer agência da rede Santander.
Para desbloqueá-los, basta ligar para a Central de Atendimento Santander, acessar o Santander Internet Banking ou procurar qualquer agência Santander.
Você pode encontrar aqui o DEC (Dispensador Eletrônico de Cheques) mais próximo para sacar folha de cheque. O site localizará as agências e os caixas eletrônicos na sua região. Basta clicar na opção “exibir filtros” e selecionar “Dispensadores de Cheques”.
Empréstimos
O cheque pode ser recebido em dinheiro diretamente na agência em que o emitente mantém conta, ou pode ser depositado em outra agência, para ser compensado e creditado na conta do beneficiário. Lembre-se que ao emitir um cheque, ele poderá ser descontado imediatamente, pois eles são documentos para pagamento a vista.
Veja como é fácil visualizar a cópia de seus cheques no Santander Internet Banking:
O CMC-7 é uma seqüência numérica impressa na parte inferior do cheque em código de barras. Ele é mais um item de segurança do cheque que deve ser impresso com toner MICR (Magnetic Ink Character Recognition).
Para utilizar o serviço basta acessar o site www.chequelegal.com.br e preencher o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do emissor do cheque e o código CMC7 (no rodapé do cheque) e o número do CPF ou CNPJ de quem está consultando o cheque.
Cheque Devolvido: Veja como limpar seu nome
Como regularizar um cheque devolvido?
O cliente é avisado automaticamente, por meio de correspondência, que o cheque foi devolvido e que ele tem 15 dias para comprovar a liquidação/quitação do débito. Se a solicitação de exclusão do CCF for feita nesse prazo, não há cobrança de tarifa. Após esse prazo, são cobradas a tarifa de exclusão e a taxa do Bacen.
Para regularizar a situação quando um cheque é devolvido sem fundos, o consumidor tem que levar o próprio cheque ou carta de anuência, demonstrando que houve o pagamento ao favorecido. A carta de anuência deve, necessariamente, ser assinada pelo próprio favorecido.
Cheque inutilizado. ... Estando o cheque em poder de agência bancária e vindo a ser rasurado de modo a tornar-se imprestável à cobrança como título de crédito, configura-se ato ilícito causador de dano a ser reparado, pois competia ao guardador do cheque mantê-lo e devolvê-lo íntegro.
AUSÊNCIA DE ELEMENTOS PROBATÓRIOS A INDICAR A NÃO CONCRETIZAÇÃO DO NEGÓCIO FIRMADO COM O BANCO REQUERIDO. PROVA PRODUZIDA PELO REQUERENTE LIMITADA A PEDIDO DE SUSTAÇÃO DO CHEQUE POR DESACORDO COMERCIAL APÓS A CONSTATAÇÃO DA COMPENSAÇÃO DA CÁRTULA. REQUERENTE QUE NÃO LOGROU ÊXITO EM COMPROVAR O EFETIVO DESACORDO.
O serviço está disponível na aba ;conta corrente;, disponível no menu do aplicativo. Ao clicar na aba, aparece a opção ;cheques; e, em seguida, o botão ;sustação/revogação ou baixa;. De acordo com o Banco do Brasil, a solução digital traz segurança e comodidade aos clientes que ainda usam cheques.
Cheque rasgado é aceito? ... “Art 41 – O sacado pode exigir explicações ou garantia para pagar cheque mutilado, rasgado ou partido, ou que contenha borrões, emendas e dizeres que não pareçam formalmente normais.” Por fim, não há barreiras para que um cheque rasgado não seja pago.
Não existe nenhum embasamento legal que regule a utilização de cheques, diferentemente do controle de notas fiscais, por exemplo. Portanto, você apenas inutilizar ou pode até rasga-lo, apenas sugiro que mantenha algum tipo de anotação sobre o uso dos cheques a titulo de controle unicamente gerencial.
Cheques rasurados não são aceitos em época alguma. De acordo com a entidade, o importante é que os bancos verifiquem se a data 2008 foi colocada mesmo por engano ou se o cheque prescreveu (perdeu a validade): o prazo para prescrição do cheque é de 180 dias a partir da data de sua emissão.
Cheques rasurados não são aceitos em época alguma. A Febraban informa que não é preciso fazer qualquer observação no verso do cheque corrigindo a data.
Cheques fraudados Cheques rasurados, manchados ou que contenha qualquer alteração não são aceitos pelos bancos e, por isso, tenha o máximo de cuidado para não rasurar, escrever de forma irregular ou deixar grandes espaços em branco entre as palavras e números.
A orientação do Banco Central é que, ao perceber que a data ficou errada no cheque, o cliente faça uma ressalva no verso da folha com nova assinatura e data correta.
Resposta. De acordo com a Lei 7.