Dilatação Volumétrica é o aumento de um corpo submetido a aquecimento térmico que ocorre em três dimensões - altura, comprimento e largura. Quando aquecidos, os átomos que constituem os corpos se agitam, de modo que aumentam o espaço ocupado entre eles e, assim, os corpo se dilatam, ou incham.
dado ∝=22x10^-6℃^-1.
A dilatação volumétrica ocorre nas três dimensões de um corpo qualquer. O coeficiente de dilatação volumétrica é o triplo do coeficiente linear.
O comportamento irregular da água entre as temperaturas de 0 e 4ºC ocorre porque suas moléculas realizam ligações de hidrogênio. Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação.
Mas como vimos, os líquidos sofrem dilatação da mesma forma que os sólidos, ou seja, de maneira uniforme, então como é possível que haja água em estado líquido sob as camadas de gelo com temperatura igual ou inferior a 0°C? ... Como é possível perceber, o menor volume para a água acontece em 4°C.
A água possui menor volume na temperatura de 4ºC segundo o gráfico. B. Em 4ºC ela também vai ser mais densa, pois ocupa um espaço menor para a mesma quantidade de água.
Uma das razões que faz a água, próxima à superfície livre de alguns lagos, congelar no inverno, em regiões de baixas temperaturas, é o fato de que ao ser resfriada, no intervalo aproximado de 4 °C a 0 °C, ela sofre um processo de dilatação.
Porque a camada de gelo funciona como uma espécie de cobertor, impedindo que a água mais profunda congele. A água de lagos e rios congela a 0ºC e nos oceanos a -1,8ºC – porque o sal reduz a temperatura necessária para o congelamento. ...
Resposta: o gelo permite que a temperatura não varie no inverno impedindo que os seres vivos morram de frio.