Apesar de possuirem a mesma pronúncia e de ambas estarem corretas, há diferenças de sentido que fazem com que surjam diversas dúvidas sobre o uso de cada uma delas. Abaixo, confira em meio a exemplos, uma explicação sobre:
Na frase à seguir, o sentido é de que a pessoa foi para determinado lugar passando por alguma dificuldade, por isso não estava bem o suficiente para essa ação. É possível que estivesse triste ou com alguma dor, por exemplo.
A confusão entre as palavras se dá pela mesma regra de conserto e concerto. Elas possuem a mesma pronúncia, mas sua grafia e significados são diferentes. Palavras com esse perfil são classificadas como palavras homófonas.
As palavras mau e mal existem na língua portuguesa e estão corretas. Causam muitas dúvidas na sua escrita porque são quase sempre pronunciadas da mesma forma:
Você pode praticar o uso de mau e mal fazendo exercícios, escrevendo textos e revisando este conteúdo. Dessa maneira, as diferenciações vão se fixar em sua mente, e consequentemente, você alcançará bons resultados.
Já na oração abaixo, a pessoa admite que não foi uma boa pessoa e agiu erroneamente em determinada situação. Nesse caso, há o sentido de imperfeição e até mesmo ruindade perante certo contexto.
A melhor dica para entender a diferença entre mal e mau e usar corretamente estas palavras é pela oposição, ou seja, utilizando seus antônimos e vendo qual está correto na frase.
Confira também nossos artigos de vestibulares e últimas notícias. Com eles, você vai estar sempre antenado sobre os calendários e novidades dos processos seletivos.
Para entender melhor essa diferenciação, perceba na prática com os exemplos abaixo como uma mesma frase pode ganhar sentidos completamente opostos apenas pela presença do mal ou do mau.
Você pode pensar também em alguns sinônimos para a palavra mau. Se mau é a “qualidade” de quem não é bom, então seu sinônimo é: malvado, cruel, desumano, desagradável, indisciplinado, imoral, indecente, entre outros.
Enquanto mal se caracteriza como um advérbio de modo, demonstrando que algo não está bem, mau é um adjetivo, qualificando alguém de forma negativa e se assemelhando ao sentido de má pessoa, por exemplo.
Mau é sinônimo de malvado, cruel, desumano, ruim, ordinário, imperfeito, malfeito, prejudicial, maligno, grosso, desagradável, incompetente, impróprio, inadequado, indisciplinado, desobediente, árduo, indecente, imoral, entre outros.
As palavras “mal” e “mau” podem geral algumas dúvidas na hora de escrever. Como são homófonas (ou seja, são pronunciadas da mesma maneira), não é possível notar a diferença entre elas na fala. Porém, elas têm significados bem diferentes e são usadas de maneiras distintas no vocabulário. Para aprender quando usar uma ou outra, confira nossas dicas!
Algumas expressões comuns na língua portuguesa que usam esses termos podem causar questionamentos sobre como escrevê-las. Abaixo, seguem algumas das dúvidas mais frequentes:
“Passar mal ou mau” é uma expressão comum que gera dúvidas quanto ao uso correto das palavras “mal” e “mau”. É importante destacar que “mau” é sempre um adjetivo utilizado para descrever algo ou alguém de forma negativa. Já “mal” pode desempenhar diferentes funções, como advérbio de modo, substantivo ou conjunção. Como advérbio, ele indica que algo não foi bem executado, ressaltando uma ação de forma negativa.
O correto é lobo mau. A palavra “mau” é um adjetivo, ou seja, ela expressa uma qualidade ou defeito. Considerando isso, o “mau” indica a índole do lobo.
Agora você já sabe que o lobo é mau e, quando se está doente, se está passando mal. Lembre-se sempre de que “mau” é o contrário de “bom”, e “mal” é antônimo de “bem”. Para continuar estudando, veja também a diferença entre mas e mais.
O termo mal (escrito com “L”) pode ser considerado o termo mais falado entre os interlocutores. Ele pode vir empregado na fala como substantivo, conjunção ou mesmo advérbio. Abaixo, veja alguns exemplos com o uso do mal:
O “mau” é um adjetivo, ou seja, indica qualidade ou defeito do sujeito da frase, sendo antônimo de “bom”. Portanto, essa palavra expressa a ideia de algo que não tem boa qualidade, é ruim ou rude.
Ambas as maneiras de escrever estão corretas, porém o seu uso depende do contexto em que estão inseridas. Caso seja um advérbio, substantivo ou conjunção, se usa “mal” (exemplo: ele está menos mal hoje). Contudo, se a frase está expressando a qualidade de algo, será usado o adjetivo “mau” (exemplo: esse filme é menos mau do que o outro).
Mau com 'u' é utilizado como substantivo ou adjetivo. Para diferenciar as duas formas de escrever basta lembrar de uma diferença básica. O oposto da palavra 'mau' é 'bom', enquanto o antônimo de 'mal' é 'bem'. ... Se o termo utilizado for 'bem', então mal com 'l' será usado.
Revolta dos Mau-Mau foi um movimento ocorrido durante o processo de descolonização do Quênia (1952), iniciado pelo grupo intitulado Mau-Mau, uma organização clandestina que surgiu entre os Kikuyus, grupo étnico do Quênia, com a finalidade de libertar o seu país do colonizador europeu (1952-1963).
Cada jogador recebe sete cartas de baralho. As cartas que sobram são colocadas em um bolo, no centro da mesa. A primeira carta é virada e um jogador por vez tem que jogar em cima dela uma carta que seja do mesmo naipe ou tenha o mesmo número. Se o jogador não tiver, ele compra uma carta do bolo e perde a vez.
A palavra mau com “U” é um adjetivo, antônimo de bom. Da mesma maneira que sua homófona, para usá-la da forma correta basta lembrar qual é a palavra contrária dela. A palavra mau tem origem no latim (malu).