A epiderme é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. Ela é formada por tecido epitelial estratificado pavimentoso e queratinizado. ... Assim, tem como significado acima da pele.
A pele consiste em três camadas: epiderme, derme e hipoderme (subcutânea). A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactérias e da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas de células chamadas queratinócitos.
A epiderme vegetal, que é a camada de células mais externa do corpo primário da planta, recobre flores, frutos, sementes, folhas, caules e raízes e permanece até ser substituída pela periderme em plantas que possuem crescimento secundário.
Geralmente é unisseriada, mas em algumas espécies as células da protoderme podem se dividir periclinalmente, uma ou mais vezes, dando origem, a um tecido de revestimento com várias camadas, ontogeneticamente relacionadas, denominado epiderme múltipla ou pluriestratificada (Fig. 1).
A epiderme é um tecido uniestratificado, isto é, formado por uma única camada de células revestidas por cutícula, um revestimento de natureza lipídica importante para a impermeabilização das folhas, evitando, dessa forma, o excesso de transpiração, principalmente nas plantas de ambiente terrestre.
A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, protegendo contra danos externos e dificultando a saída de água (do organismo) e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo. Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele.
O termo estômato é geralmente utilizado para denominar o conjunto formado pelo poro e pelas duas células que o circundam, as chamadas células-guarda. O poro, também denominado de ostíolo, faz a comunicação do interior da planta com o meio externo.
Os estômatos são estruturas celulares, presentes na parte inferior das folhas, que têm a função de realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente. São constituídos por duas células estomáticas, apresentando uma abertura entre elas, denominada ostíolo.
Os tricomas são estruturas encontradas na epiderme vegetal que podem ou não produzir substâncias. ... Esses pelos, que podem ser formados por uma ou mais células, atuam de diferentes formas, mas, na maioria das vezes, promovem a proteção do vegetal.
As células buliformes são células epidérmicas de grandes dimensões, em forma de bolha, que ocorrem em grupos na superfície superior das folhas de muitas gramíneas. A perda de pressão de turgescência nestas células faz com que as folhas enrolem ou fechem durante períodos em que existe estresse hídrico.
A epiderme vegetal, por ser um tecido de revestimento, auxilia também na proteção da planta contra agentes patogênicos e danos físicos, além de apresentar funções específicas nos diferentes órgãos em que está presente. Em raízes, por exemplo, esse tecido ajuda na absorção de água e sais minerais.
Por foto, parecem pequenos cristais, ou até gotículas de água. Mas na verdade os tricomas são estruturas bastante parecidas com “cabelinhos” na planta, que, como já mencionamos, concentram a maior parte dos canabinoides, como THC e CBD, e terpenos presentes nessa erva.
Diminuir a umidade no ar durante o estágio de floração pode aumentar a produção de tricomas em suas flores. Para melhores resultados, mantenha a umidade entre 40% – 50% durante o estágio de floração.
Embora bastante diversificados, os tricomas podem ser classificados em dois tipos:
Estes tricomas são visíveis a olho nu nas flores e folhas pequenas e parecem com pequenos cristais de açúcar branco. No entanto, com o poder de uma lupa ou microscópio simples, é possível ver que os tricomas são compostos de uma haste e cabeça de resina e são claras ou na cor branca.
Para julgar o momento ideal para a colheita, você precisará observar o desenvolvimento da resina nos buds e nas folhas. São os tricomas que indicam a maturação da planta. E por essas bolinhas brilhantes serem super pequenas e difíceis de ser visto a olho nu, a gente recomenda que você compre uma lupa!
Dica 2 Para Aumentar o Tamanho dos Buds: Faça Podas (Técnicas Para Aumentar a Colheita) Podas são técnicas de aparar a planta, para que ela possa fortalecer os galhos e aumentar a ramificação. Plantas com galhos mais fortes e mais ramificadas, produzem mais.
Na Natureza, esta fase começa no início do outono (equinócio) quando os dias e as noites tem a mesma duração. No caso do cultivo indoor, a floração é provocada pela alteração do fotoperíodo, passando do regime de 18/6 que mantém a planta no vegetativo, para o de 12/12 – doze horas de luz e doze horas de escuridão.
O outono e o inverno são épocas em que as horas de luz de sol por dia começam a diminuir, sinalizando à planta que está na hora de florescer. Normalmente as plantas de Cannabis demoram de 8-11 semanas para começar a floração.
Uma planta que você germinou pode levar de 1 a 2 mês para completar o ciclo de vega. Enquanto um clone, tem a idade da planta mãe, ou seja, já está pronta para florir assim que enraizar(Embora seja recomendado no mínimo 1 mês de vega).
As plantas são sexualmente adultas entre a quarta e a sexta semana de crescimento. Esse é o momento no qual devemos mudar o fotoperíodo de 18 a 12 horas para potenciar a floração.
Outra medida essencial para a floração das plantas é ajustar o fotoperíodo para 12/12 horas. Ou seja, 12 horas de luz e 12 horas de escuro. A duração, sem suspensão, de um tempo no escuro é essencial para a floração da planta.
A floração dura geralmente entre 7 e 10 semanas para variedades de Indica e híbridas, enquanto as mais dominantemente Sativa podem levar de 10 até 14 semanas para amadurecer completamente seus buds.
formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.
sol. Comece sempre com uma quantidade pequena de horas e aumente aos poucos. 3. Adubo: quanto mais bem alimentada com macro e micronutrientes a planta for, mais energia ela terá pra florir.