A classificação dos anelídeos normalmente utiliza o critério da presença de cerdas, sendo possível diferenciar três grupos: Polychaeta, Oligochaeta e Hirudínea. Anelídeos são animais conhecidos, principalmente, pelo corpo cilíndrico, alongado e segmentado.
Segundo maior filo do Reino Animalia em número de espécies, o filo Mollusca possui representantes marinhos, terrestres e de água doce. ... São animais triblásticos, celomados, com simetria bilateral e cujo corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral (que abriga os principais órgãos desses animais).
Os três grupos (classes) dos anelídeos e seus representantes são:
As minhocas são animais anelídeos, da subclasse Oligochaeta, de simetria bilateral, recobertos por uma fina cutícula pigmentada. ... São, ainda , conhecidas por serem animais com vários corações, podendo ter entre dois e quinze pares.
O corpo segmentado é visível externamente na forma de anéis, com sulcos bem marcados separados um dos outros. Algumas estruturas, como os órgãos excretores e os gânglios do sistema nervoso, se repetem internamente em cada segmento, também chamado de metâmero. Dizemos por isso que o corpo dos anelídeos é metamerizado.
Metameria, em zoologia, é sinônimo de segmentação corporal. Está presente nos filos Annelida, Arthropoda e Chordata, e consiste na organização do corpo em segmentos (iguais ou semelhantes), que se repetem ao longo do seu comprimento, no eixo ântero-posterior. Esses segmentos também podem ser chamados de metâmeros.
Além do tubo digestório completo, têm um sistema circulatório fechado, isto é, têm boca e ânus e também apresentam um sistema circulatório em que o sangue só circula dentro dos vasos. O corpo dos anelídeos é revestido por uma pele fina e úmida.
Os dois tipos de sistemas circulatórios Nos animais, há dois tipos de sistema circulatório: sistema aberto e sistema fechado. No sistema circulatório aberto, o líquido bombeado pelo coração periodicamente abandona os vasos e cai em lacunas corporais. ... No sistema fechado, o sangue nunca abandona os vasos.
O Sistema Circulatório fechado é mais eficiente do que o aberto, visto que o transporte de oxigênio e nutrientes para os tecidos e dos resíduos para fora das células é mais rápido. Fazem parte do Sistema Circulatório fechado as artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias.