Os impostos que eram cobrados dos plebeus aumentava mais e mais, garantindo assim a riqueza dos patrícios. ... Depois de novas revoltas, os patrícios decidiram instituir a Lei das Doze Tábuas, tal medida visava transformar em leis escritas o que antes era conhecido apenas oralmente.
- A organização da sociedade romana devido na revolta dos plebeus, ocorreu aos poucos, com alguns fatos como a legalização do casamento entre plebeu e patrício, partilha de terras conquistadas e domínios, criaram assembleias onde os plebeus poderiam descutir seus interesses e direitos, o que foi chamado de plebiscito.
De acordo com nossos estudos sobre a República Romana, qual foi a conquista plebeia, onde os plebeus ganharam o direito de eleger um representante político, para lutar pelos interesses sociais deles: * 1 ponto. a)Tribuno da Plebe.
O Conflito das Ordens foi uma disputa política entre plebeus ("comuns") e patrícios ("aristocratas") na antiga República Romana e que durou de 494 até 287 a.C., no qual os plebeus lutaram por igualdade política com os patrícios. O conflito teve um papel preponderante no desenvolvimento da Constituição republicana.
Tribuno da plebe (em latim: Tribunus plebis), conhecido também como tribuno do povo ou tribuno plebeu, foi o primeiro cargo do estado romano a ser aberto para plebeus e, por toda história da república, o mais importante contraponto ao poder do Senado e dos magistrados romanos.
Resposta:A Lei das Doze Tábuas constitui a origem do direito romano. ... A iniciativa visava permitir que os plebeus também conhecessem as leis e impedir o abuso que era feito delas pelos pontífices e patrícios.
O primeiro Tribuno da Plebe foi instituído em 493 a.C. Atribuições principais: - Defender os direitos dos plebeus romanos em contraposição aos interesses dos patrícios (aristocracia). - Incluir, nas leis romanas, direitos para os plebeus.
Foi criado após o movimento plebeu de 494 a.C. O tribuno da plebe representaria os direitos e os interesses dos plebeus no senado.
Os magistrados romanos eram oficiais eleitos da República Romana (509 a 27 a.C.). Os principais magistrados eram o ditador, cônsul, pretor, censor, edil, questor e o tribuno da plebe.