Na hora de escolher hastes de aterramento, procure optar por hastes de 2,5m, pois estas conseguem diminuir o risco de atingir dutos subterrâneos na hora de sua instalação. As hastes são feitas de aço e revestida de cobre com comprimentos de 1,5 a 4,0m.
Em primeiro lugar, deve se optar pelo tipo de aterramento TT sempre que possível, mas caso não seja possível utilizar o sistema anterior (por razões operacionais e de ordem estrutural do ambiente), deve-se optar pelo tipo de aterramento TN-S.
Para fazer um aterramento não basta fazer um buraco no solo e inserir a haste de cobre de qualquer maneira e fazer a conexão de um fio qualquer e levar até o quadro de distribuição de circuitos (QDC), pelo contrário!
Produtos intitulados como "aterramento eletrônico", simplesmente ligam o pino terra ao terminal neutro da rede elétrica, o que pode não ser seguro. O Múdulo Isolador é mais seguro e eficinte, recomendo a versão 1.
Aterramento temporário O aterramento é a ligação do equipamento ou de toda a rede condutora de energia elétrica com a terra, através de cabos condutores, isso é necessário para que a fuga de corrente seja direcionada para a terra.
O aterramento elétrico tem três funções principais: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.
O valor ideal para um bom aterramento deve ser menor ou igual a 5 ohms, e se este valor não for alcançado com apenas uma barra de aterramento, tem-se duas opções: o tratamento quimico do solo ou agrupamento de barras em paralelo, vide fig.
Tem que ver se por trás dessa tomada há ligação para fio terra. ...na tomada o fio em geral ele é verde ou branco/verde. essa é o que a padronização fala, mas pode ser que seja outra cor.
Se o seu condutor for de 6mm², o condutor de aterramento deverá ter a mesma seção - Basta verificar a tabela 58. Se o cabo da minha edificação for de 120mm², entro no terceiro item da tabela 58, porém não existe condutor de 60mm² de cabo de cobre no mercado.
O condutor de 1,5 mm², deve suportar uma corrente sem aquecer de 15,5 ampères. O condutor de 2,5 mm², deve suportar uma corrente sem aquecer de 21,0 ampères. O condutor de 4.
Do quadro de força sairão, portanto, 2 fios (bitola 6 milímetros quadrados) diretos para o chuveiro, além do fio terra, também de 6 milímetros quadrados.
Portanto, a forma correta de ligação é um cabo de aterramento vindo do barramento de terra do quadro até o chuveiro, assim como mostra na imagem abaixo. Veja a forma correta de fazer o aterramento do chuveiro!
Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm². A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm².
É mais utilizado em quadros elétricos, tomadas, chuveiros e em instalações residenciais e industriais mais simples, em que não são necessárias a flexibilidade do fio. Justamente por ser pouco flexível não deve ser dobrado, uma vez que se esse fio romper, pode causar a interrupção da corrente elétrica.