Entenda como são e como funcionam os Pinacócitos O pinacócito é uma célula de revestimento externo das esponjas do mar. Tem a função de ajudar a dar sustentação e proteger o animal. Juntas elas formam uma estrutura chamada pinacoderme. ... Entre os pinacócitos há outra célula do filo dos poríferos chamada de porócito.
Os coanócitos são células ovóides típicas das esponjas, dotadas de um flagelo cuja base é circundada por projeções da membrana plasmática, formando um funil. Estas células estão relacionados com a nutrição do animal, capturam o alimento por fagocitose ou por pinocitose.
Os coanócitos são células flageladas típicas das esponjas do mar. Tem uma forma ovoide e seu flagelo tem a função de movimentar e capturar a água para assim retirar os nutrientes que estão dissolvidos. ... É uma das principais células dos animais do filo porífera.
As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina.
substantivo feminino Pequena espiga. Nome dos corpúsculos siliciosos ou calcários que constituem o esqueleto das esponjas.
Olá! As espículas, ou escleritos, são unidades esqueléticas calcáreas ou siliciosas, que fazem parte do esqueleto dos corais e espojas ou poríferos da subclasse Octocorallia. As espículas são estruturas semelhantes a agulhas que, após a reticulação, dão forma à esponja.
Tipos e Classificação
Resposta: Por terem o corpo coberto por pequenos buracos chamados poros que são responsáveis por permitir a entrada da agua que as esponjas usam para retira seu oxigênio e alimento.