A leptina é um petídeo que desempenha importante papel na regulação da ingestão alimentar e no gasto energético, gerando um aumento na queima de energia e diminuindo a ingestão alimentar. Além dos avanços no estudo da célula adiposa, um novo hormôrnio relacionado ao metabolismo foi descoberto recentemente, a grelina.
A Grelina, também conhecida como o "hormônio da fome", é um hormônio peptídeo produzida principalmente pelas células épsilon do estômago e do pâncreas quando o estômago está vazio e atuam no hipotálamo lateral e no núcleo arqueado gerando a sensação de fome.
Proteínas de alto valor biológico, como as carnes magras e os ovos, inibem a ação da grelina, relacionada à fome, e aumentam a ação da leptina, conhecida como o hormônio da saciedade.
7. Alimentos que inibem o apetite. Alguns alimentos têm a propriedade de inibir o apetite, como a pêra, a pimenta, o feijão, o ovo, a canela e o chá verde. Deve-se consumir diariamente esses alimentos para conseguir a redução do apetite, pois eles são ricos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.
Coma comida fresca e caseira, sempre que possível! Coma devagar, com atenção plena, praticando o Mindful Eating. Assim, dará tempo para os hormônios da fome e saciedade trabalharem e vai se sentir mais confortável e em paz com a sua fome!