A deformação ou elongação é a medida da variação do comprimento da mola. Nesse sentido, pode ser calculada pela diferença entre o comprimento final e o comprimento inicial da mola. Quando a mola encontra-se em seu tamanho original, livre da ação de forças que a deformem, a elongação é nula.
Limite de Proporcionalidade: É o limite no qual as tensões são diretamente proporcionais as deformações. Escoamento: Inicio da deformação plástica, consiste propriamente dito em um grande alongamento do material sem acréscimo significativo de carga ,com oscilações na velocidade de deformação.
O limite de resistência à tração é a tensão no ponto máximo da curva tensão- deformação. É a máxima tensão que pode ser sustentada por uma estrutura que se encontra sob tração (ponto M).
Como calcular o limite de escoamento (ou tensão de escoamento) Convencionou-se por norma traçar uma linha reta paralela à porção elástica da curva tensão x deformação, a partir de uma pré deformação de 0,002.
Sendo que essa tensão admissível é obtida dividindo a tensão de falha (nesse caso, a tensão de ruptura por cisalhamento ) pelo fator de segurança . Podemos calcular dessa forma, e calcular em função do diâmetro. Ao substituir esses valores na condição de projeto , vamos poder isolar o diâmetro.