A planta propriamente dita (aquela que observamos, a fase duradoura) nas angiospermas é sempre um esporófito diploide (2n), a fase haploide (gametófito) é muito reduzida.
esporófito
A fase mais duradoura das gimnospermas é esporófito (2n). O ciclo de vida das gimnospermas tem uma geração esporófita dominante. Tanto os gametófitos como os novos esporófitos da geração seguinte se desenvolvem no esporófito da planta progenitora.
A figura abaixo mostra o ciclo de vida das gimnospermas com um pinheiro adulto (esporófito 2n) em que, dos seus microsporângios, surge o grão-de-pólen, que através do vento pode ser levado até o gametófito feminino (megásporo), que quando fecundado origina o óvulo, que se desenvolve até gerar um embrião, que é ...
A reprodução das gimnospermas ocorre independentemente da água, graças aos estróbilos. ... Os grãos de pólen são levados para os estróbilos femininos principalmente pelo vento (anemofilia polinização pelo vento) e quando chega ao óvulo, o grão desenvolve o tubo polínico, que leva o gameta masculino até o gameta feminino.
O gametófito é a fase de vida da planta na qual se observa a formação dos gametas masculino (anterozoide) e feminino (oosfera). É a fase haploide desse ciclo e é chamada de prótalo em alguns grupos, como as samambaias.
O ciclo de vida das briófitas é caracterizado pela alternância de gerações, isto é, apresenta uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos). A fase gametofítica é mais desenvolvida e duradoura no ciclo de vida dessas plantas e caracteriza-se por ser uma fase haploide.
A fase esporofítica é a parte em que o ciclo de vida da planta começa a produzir esporos. ... Nas plantas, a geração de esporos acontece na fase diploide e a de gametas na fase haploide. Nas briófitas a fase mais longa e dominante é o gametófito, e o esporófito é reduzido, transitório e ligado ao gametófito feminino.
O ciclo de vida das plantas é o conjunto de diferentes processos no qual a planta passa desde a germinação da semente até o desenvolvimento dentro de outra planta onde forma novas sementes. O ciclo de vida das plantas inicia com a semente germinando na planta que cresce e produz novas sementes.
Em seguida, explique que todos os seres vivos possuem ciclo de vida, composto de etapas como: nascimento, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte. ... Em seguida, fale que nesta aula eles conhecerão mais a fundo alguns processos que ocorrem no ciclo de vida de determinados animais.
Os seres vivos nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se, envelhecem e morrem. Essas diferentes fases da vida de um ser constituem o seu ciclo de vida. Esse ciclo tem duração variável de um tipo de ser vivo para outro. Veja alguns exemplos que indicam a duração média aproximada de vida de alguns animais.
O ciclo vital é o conjunto das fases da vida onde é suposto realizar-se uma série de transições e de superar uma série de provas e de crises. ... Os indivíduos passam por diferentes etapas do ciclo de vida: a infância, a juventude, a maturidade, a velhice.
Na ecologia, os ciclos de vida dos seres vivos diz respeito a descrição dos estágios de vida que um organismo passa ao longo do tempo, desde a sua formação embrionária até os estágios de maturidade reprodutiva e senescência. ... Além disso, existem na natureza diversos tempos de vida em cada estágio do ciclo.
O ciclo de vida de um projeto é uma série de fases pelas quais o projeto passa desde seu início até a sua conclusão. O ciclo de vida do projeto é constituído pelas fases: o início do projeto; a organização e preparação; a execução do trabalho do projeto, e; o encerramento do projeto.
é um conjunto de componentes menores que identificam todo o trabalho a ser realizado para obtenção do produto do projeto. ... as fases formam o ciclo de vida do projeto, é difícil especificar as atividades envolvidas início e fim mal definidos, divisão em fases, melhor controle gerencial.