A estrutura organizacional é a forma como uma organização está dividida e hierarquizada. Ela define como é feita a gestão das suas atividades e a comunicação entre seus setores, visando atingir seus objetivos estratégicos.
Como a estrutura de um prédio, que é o que sustenta a construção, ou a estrutura organizacional de uma empresa, com a disposição das áreas e hierarquia dos cargos e funções. No sentido figurado, ter estrutura significa ter condições de sustentar algo de forma emocional.
Há diferentes forças que regem o ambiente organizacional. As principais são: liderança e poder, cultura, conflitos, mudanças e ambiente externo.
O Macroambiente diz respeito à tudo o que é externo à empresa e que vão muito além do controle do negócio. Ou seja, fatores econômicos, políticos, culturais, tecnológicos e etc. Para a empresa, cabe apenas a adaptação. O Macroambiente representa oportunidades e ameaça para o negócio.
A dimensão demográfica do macroambiente refere-se a tópicos relativos às populações, como seu tamanho, localização, faixa etária, sexo, ocupação, entre outros dados estatísticos. Essa dimensão contribui especialmente para o trabalho da área de marketing, uma vez que dá acesso a dados relevantes sobre o público-alvo.
O ambiente demográfico: se refere ao estudo da população (tamanho, idade, sexo, etnia, localização e todos os dados estatísticos importantes para a empresa). Ele é essencial para que o negócio saiba como se comportam os indivíduos que constituem o mercado.
A análise de macroambiente é uma medida de proteção. Ela visa evitar qualquer imprevisto com a legislação, políticas ou mudanças no comportamento do público. Todos os aspectos de um ambiente externo podem influenciar no seu negócio. E é essencial estar preparado para qualquer desvio ou mudança que pode existir.
Ambiente tecnológico se refere aos fatores, tendências e condições gerais que afetam todas as organizações tendo em vista que as organizações são sistemas abertos. Pode-se classificar o ambiente organizacional em cinco dimensões: Tecnológico, Sociocultural, Ecológico, Legal e Macroeconômico.
Ambiente de marketing envolve todas as variáveis que influenciam de alguma forma os negócios de uma empresa. Elas, por sua vez, podem estar relacionadas a fatores internos e externos, vinculadas ao micro ou ao macroambiente, impactando nas ações e na sua própria competitividade.
O Ambiente de Marketing é composto por variáveis controláveis e incontroláveis. Deste modo, podemos dividi-lo como macro e micro ambiente. ... As forças tecnológicas, culturais e naturais, com os recursos humanos fazem parte exclusivamente do microambiente de marketing.
Este é composto pelas forças e agentes que estão próximos à empresa e muitas vezes alteram sua capacidade competitiva. Fazem parte do microambiente de uma organização: política interna da empresa, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes e etc.