Classificação dos ossos do corpo humano
Resposta. Resposta: O menor osso é o estribo, localizado no ouvido, mais precisamente dentro do osso temporal, em uma região chamada de orelha média. Já o maior osso é o fêmur, o osso mais volumoso do corpo humano, localizado na coxa.
A fissura orbitária inferior cursa entre a asa maior do osso esfenoide, a maxila e a porção orbital dos ossos palatinos. Ela abriga a divisão maxilar do nervo trigêmeo (NC V/II), o nervo zigomático e os vasos infraorbitários.
As aberturas posteriores são limitadas pelas asas maior e menor do osso esfenóide e pelo osso etmoide. A fissura orbital inferior é uma exceção, e possui somente a asa maior do osso esfenóide e a maxila definindo suas margens, e não o osso etmoide.
O forame mastoide (FM) é um acidente ósseo localizado na porção posterior do processo mastoide, próximo à sutura occipitomastoidea.
canal óptico
3. BORDA SUPRA-ORBITAL (BORDA SUPERIOR DA ÓRBITA) A borda supra-orbital é formada pelo osso frontal e é marcada por duas reentrâncias: uma medial e mais rasa (Incisura frontal), e outra mais lateral e mais evidente, a incisura supra-orbital.
Os ossos da órbita, que podem ser únicos (esfenóide, etmóide, frontal) ou duplos (maxilar superior, zigomático, lacrimal e palatino), são inteiramente forrados pelo periósteo, que nesse local toma o nome de periórbita.
Localização e posição anatômica. No terço superior do crânio, na região média e anterior da calota craniana, formando a fronte, o teto da órbita ocular e a maior parte da fossa craniana anterior.
O osso frontal é um dos ossos do crânio que envolvem o cérebro (neurocrânio), e consiste de três partes: a parte escamosa.
Tectos das Cavidades Orbitais e Nasais O Frontal articula-se com doze ossos: Esfenoide, Etmoide, Parietais (2), Nasais (2), Maxilares (2), Lacrimais (2) e Zigomáticos (2).
Está situado acima e lateralmente na face: forma a proeminência da bochecha, parte da parede lateral e assoalho da órbita, e partes das fossas temporal e infratemporal. Apresenta o forame zigomaticofacial na sua face externa. Na face interna apresenta o orificio zigomatico-temporal do canal têmporo-malar.
É um osso pequeno, e sua importância é que juntamente com os processos zigomáticos da maxila e do osso temporal forma o arco zigomático (maça do rosto). Articula-se com os ossos: frontal, esfenoide, maxila e temporal. Nasais – são duas pequenas lâminas que juntas formam o dorso do nariz.
Osso zigomático
O arco zigomático cresce lateral e inferiormente, assumindo uma forma arqueada, sendo responsável pela maior largura da face e pela conseqüente manutenção da simetria facial. A influência do arco zigomático na função da ATM tem sido demonstrada experimentalmente (KOTYLA4, 1986).