sendo assim, quais são os principais territórios do Cáucaso que buscam a independência? Uma província sérvia, de maioria albanesa, proclamou a independência em 2008, gerando grande repercussão mundial. Grandes potências como EUA, França, Reino Unido e Alemanha reconheceram a soberania da província.
Devido a grande quantidade de petróleo da Chechênia a Rússia nunca abriu e nãopretende abrir mão do território checheno. Existem diversos oleodutos que levam o pe t róleo a Rússia. Além disso, já existem projetos de construção de outros oleodutos.
A parte sul (Transcaucásia) inclui a Geórgia, a Armênia e o Azerbaijão, países conhecidos como Repúblicas do Cáucaso.
A região do Cáucaso é mundialmente conhecida pelas riquezas minerais e petrolíferas, também com destaque pela grande industrialização e desenvolvimento agronômico. Além disso, a região faz a divisão entre a Ásia (porção ocidental) e a Europa oriental.
Desde o fim da URSS, a região do Cáucaso é considerada uma "dor de cabeça" para a Rússia. Essa região é de interesse estratégico para a Rússia, devido ao controle das companhias internacionais de petróleo sobre as jazidas do mar Cáspio, e esses movimentos de cunho separatistas põem em risco o domínio russo na região.
Europa
Partes da Turquia e do Irã são por vezes consideradas como parte do Cáucaso. Geórgia e Armênia são considerados integrantes do continente europeu, enquanto que o Azerbaijão é tradicionalmente classificado como um país asiático.
Além dos fatores externos, a enorme diversidade encontrada no Cáucaso também não contribui muito para uma convivência pacífica, pois a área é lar de cerca de 100 etnias com seus próprios costumes e línguas, e que resulta na maior diversidade linguística no mundo.
São os principais grupos étnicos do Cáucaso os eslavos, os turcos seljúcidas e os tártaros.
Os povos europeus são divididos em três ramos étnicos: atlanto-mediterrâneos, germanos e eslavos. Procure localizar com os alunos as regiões desses povos no mapa, apontando países como a Itália (atlanto-mediterrâneos), a Alemanha (germanos) e a Sérvia (eslavos) para exemplificar os três ramos.
O maior grupo étnico da Europa é provavelmente formado pelos russos com cerca de 90 milhões estabelecidos na parte europeia da Rússia. Em seguida vêm os alemães (76 milhões), italianos (58 milhões), franceses (49 milhões), ingleses (45 milhões), espanhóis (42 milhões), ucranianos (40 milhões) e poloneses (40 milhões).
Características da população europeia. Com uma densidade demográfica de 72 hab./km². A população europeia é constituída por diversos grupos étnicos, com destaque para: anglo-saxões, escandinavos, eslavos, germânicos e latinos. Um dado importante é que a esmagadora maioria da população é constituída por brancos.
A maior religião da Europa é o cristianismo enquanto que outras religiões, como por exemplo o Islamismo, hinduísmo, budismo e judaísmo, existem com menor número de adeptos.
Rússia
França
Vaticano
Classificação