Extração a quente em sistema aberto:
Existem dois tipos de extração: a extração líquido-líquido e a extração sólido-líquido. A extração líquido-líquido é uma operação unitária que consiste na distribuição ou partição de um ou mais solutos entre duas fases líquidas nas quais é diferentemente solúvel.
As técnicas mais comumente utilizadas para extração e/ou pré-concentração de compostos presentes em fluidos biológicos são: extração líquido-líquido, extração em fase sólida, extração com fluido supercrítico e extração com membranas sólidas (diálise e ultrafiltração) ou líquidas.
Turbolização: A redução drástica do tamanho das partículas e o conseqüente rompimento das células favorecem a rápida dissolução das substâncias ativas, resultando em tempos de extração de minutos e quase esgotamento da droga.
A quente: Com sistemas abertos: Digestão: consiste na maceração, realizada com o sistema aquecido entre 40 e 60ºC. Infusão: consiste na extração, durante certo tempo, do material vegetal em água fervente, em um recipiente fechado.
Decocção ou refluxo: neste método, o líquido extrator entra em ebulição (fervura) em contato com a planta. Indicado para extração de ativos não termossensíveis e para extração de partes mais rígidas das ervas como caules, raízes e sementes. Por exemplo, extrato de catuaba.
Para obter o extrato seco de uma planta ou fruta é necessário que o material passe por um processo conhecido como Spray Drying ou Atomização. Funciona assim: primeiro, a planta fica macerando em uma solução líquida, que pode conter algum tipo de solvente. É como se fossemos fazer um chá superconcentrado.
Os extratos vegetais são definidos como preparações de consistência líquida, sólida ou viscosa. Como regra, eles são obtidos por maceração (extração até o equilíbrio com água ou álcool) ou percolação (extração até a exaustão com água ou álcool).
Os experimentos para a obtenção dos extratos de folhas de oliveira foram realizados à temperatura ambiente (25 °C) e sob agitação magnética, variando a relação de folhas de oliveira (FO)/solvente (S) nos seguintes valores: 1:3 (10 g de folhas de oliveira em pó + 30 g de solvente), 1:6 (5 g de folhas de oliveira em pó + ...
Modo de preparo:
Passo a passo da receita do extrato de barbatimão: Secar as cascas no sol e moer (cascas moídas também podem ser obtidas em lojas de produtos naturais ou raizeiros); Utilizar a proporção de 4 kg da casca do barbatimão para 20 litros de água; Ferver por uma hora; Coar, retornar ao fogo e cozinhar durante 3 horas.
Os Extratos Glicólicos são extratos líquidos, obtidos através processo de maceração ou percolação de matérias-primas naturais em um solvente hidroglicólico. Essas matérias-primas podem ser ervas, plantas, folhas, frutas e flores, cada um com suas finalidades.
Óleos essenciais e suas propriedades
É especialmente eficaz no tratamento da pele muito ressecada, devido à sua capacidade para reter a água e nutrir a pele de forma rápida e eficaz. O óleo mineral entra na base da grande maioria dos produtos de beleza, como maquiagem, cremes ou produtos para hidratar a pele, devido ao seu elevado poder hidratante.