Pré-Modernismo Didaticamente pauta-se por critérios cronológicos e está compreendido entre 1902 – ano da publicação de Os sertões, de Euclides da Cunha (1866-1909), e de Canaã, de Graça Aranha (1868-1931) – e 1922 – ano da realização da Semana de Arte Moderna, em São Paulo.
Os Sertões e Canaã, publicados em 1902, marcam o início do período pré-modernista. Os Sertões - Obra dividida em três partes: A terra; o homem; a luta. Os cinco autores que se destacaram nesse período foram: Lima Barreto, Monteiro Lobato, Augusto do Anjos, Euclides da Cunha e Graça Aranha.
O pré-modernismo foi, como o próprio nome aponta, um período de transição no universo artístico. Principalmente entre os anos de 1902 e 1922, houve uma produção literária que não correspondia às escolas do realismo, do naturalismo, do simbolismo ou do parnasianismo, tendências estéticas ainda correntes na época.
Resposta. O pré-modernismo,foi uma revolução na Literatura Brasileira. Saíram do simbolismo e tentaram mostrar que nossa literatura tinha diversos valores :no romance,na poesia e nos artes. Aconteceu após a Semana da Arte Moderna em SP em 1912.
Resposta. O Pré-Modernismo foi um período de intensa movimentação literária que marcou a transição entre o simbolismo e o modernismo. Caracteriza-se pelas produções desde início do século até a Semana de Arte Moderna, em 1922.