No bloco reina, sobretudo, uma sensação de impotência perante os grandes obstáculos que a comunidade de Estados tem a superar em diversas áreas.
Resposta. Resposta: reduzir as diferenças e promover a interação da porção oriental do continente.
Na Europa Ocidental, as emissões de CO2 originadas por combustíveis fósseis diminuíram 3% entre 1990 e 1995, devido à recessão económica, à reestruturação da indústria na Alemanha e à substituição do carvão por gás natural na produção de energia.
Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.
Resposta: O desmatamento e a atividade industrial descontrolada vêm provocando graves problemas ambientais na Ásia, como a enorme nuvem marrom de poluição de 3 quilômetros de espessura, que, em 2002, se estendia do Japão ao Afeganistão, no sentido leste-oeste, e da China à Indonésia, no sentido norte-sul.
Resposta. A intensa industrializacao da Asia acarreta diversos problemas ambientais sendo a poluicao e o esgotamento dos recursos naturais os mais graves.
A Oceânia passa por sérios problemas ambientais por causa da existência de toneladas de resíduos tóxicos (óleos, pesticidas e fertilizantes) nos mares da região. Estudos comprovam também que, com o aquecimento global, muitas ilhas situadas na Oceânia ficarão submersas.
Na Ásia, os efeitos da poluição por plástico são dramáticos. China, Indonésia, Filipinas, Tailândia e Vietnã lançam por ano mais de quatro milhões de toneladas de plástico nos mares do planeta, isto é, metade da quantidade total, segundo a ONG Ocean Conservancy.
A falta de tratamento de esgoto e a poluição oriunda da indústria e agricultura são as principais ameaças à qualidade da água no Brasil. Segundo levantamento da ONG SOS Mata Atlântica, a água é ruim ou péssima em 40% dos 96 rios, córregos e lagos avaliados em sete estados brasileiros.
Além do meio ambiente, a saúde das pessoas também é diretamente prejudicada devido à poluição dos rios. Quando o esgoto é lançado diretamente na água, o rio se torna um reduto de doenças, como infecções gastrointestinais, cólera e hepatites.
De acordo com o relatório, os rios asiáticos são os mais poluídos do mundo, e metade da população dos países pobres está exposta à água contaminada por esgoto ou resíduos industriais. Doenças relacionadas à água estão entre as causas mais comuns de morte no mundo e atingem principalmente os países em desenvolvimento.