Cultura da Região Sul: festas, danças e muito mais
No Rio Grande do Sul, os luso-brasileiros se fixaram nas áreas campestres, com base nas atividades pastoris, enquanto que os imigrantes europeus nas zonas florestais, à partir das pequenas propriedades rurais.
Resposta. A Região Sul foi povoada por imigrantes europeus, sobretudo, italianos, alemães e poloneses, com isso as características arquitetônicas e culturais se tornaram tradicionais. Os imigrantes, assim como suas descendências diretas, têm conseguido preservar as manifestações culturais trazidas dos países europeus.
Resposta. do Sul, os germânicos em parte do Rio Grande do Sul (geralmente na Serra Gaúcha) e no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e os poloneses no Paraná.
Dessa forma, as mais diversas nacionalidades europeias se espalharam Brasil afora e ainda hoje podemos encontrar influências dessa época. Enquanto os suíços se estabeleceram nas montanhas do Rio de Janeiro, os italianos foram para a cidade de São Paulo e os alemães se estabeleceram no sul do país.
Resposta. primeiro os alemães depois chegaram os italianos em seguida os portugueses,espanhóis,japoneses e alguns sírios-libaneses. Grande parte veio para as fazendas de café no sudeste e no sul.
Os principais grupos que chegaram naquele período foram portugueses, espanhóis, italianos, alemães, turcos, libaneses e japoneses. Grande parte de imigrantes se dirigiu para as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Leia o texto abaixo: 1 - Conhecendo os significados das palavras.
No século XIX, a chegada de imigrantes alemães, italianos e eslavos modificou profundamente a ocupação da região, pois esses povos iniciaram um povoamento ligado às atividades agrícolas realizadas em pequenas e médias propriedades de cultivos de subsistência, introduzindo novos cultivos como o trigo e a uva.
Os principais grupos de imigrantes vindos para o Brasil entre o final do século XIX e o início do século XX foram diversos grupos europeus (principalmente portugueses, espanhóis, italianos e alemães) e os japoneses, que vieram para o país por meio de um programa de apoio à migração que visava prover mão-de-obra ...
As principais levas de imigração para o Brasil ocorreram entre meados do século 19 e a primeira metade do século 20. “Portugueses, italianos, espanhóis, japoneses e alemães constituíram os principais fluxos em termos quantitativos”, diz a socióloga Ethel Kosminsky, da Unesp de Marília (SP).
O principal motivo da vinda de imigrantes foi a falta de emprego provocada pela Revolução Industrial a partir do século XVIII e XIX, pois o avanço tecnológico das máquinas dispensou grande parte do trabalho humano nas fábricas. ... Chegando ao Brasil, os imigrantes eram contratados pelo sistema de parceria.
A maior parte desses imigrantes foi destinada a plantações de café no estado de São Paulo, embora muitos tenham tido, como destino, os centros urbanos, em particular São Paulo e Rio de Janeiro, bem como colônias rurais no Brasil meridional.
O registro de maior entrada de imigrantes no Brasil foi em 1904-1913, por povos portugueses, espanhóis e italianos. Portugal ficou de fora do processo de industrialização que se alastrava pela Europa no início do século XX.
Resposta: De 1890 a 1900. Explicação: Após a abolição, em apenas dez anos (de 1890 a 1900) entraram no Brasil mais de 1,4 milhão de imigrantes, o dobro do número de entradas nos oitenta anos anteriores (1808-1888).
Resposta:Causas. A imigração em geral ocorre por motivos pessoais ou pela busca de melhores condições de vida e de trabalho por parte dos que imigram, ou ainda para fugir de perseguições ou discriminações por motivos religiosos, ou políticos ou então sobre guerras.
No século XX é os imigrantes vieram ao Brasil, graças a política do café implanta durante a República Velha, gerando assim grande mão de obra para os fazendeiros, já que houve a então abolição dos escravos, claro que não é somente esse o fator determinante...
Foram impulsionados pelas transformações socioeconômicas em curso no Norte da península itálica, que afetaram sobretudo a propriedade da terra.
Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).
São diversas as receitas atribuídas ao "país da bota" que, na verdade, foram inventadas ou adaptadas no Brasil