Além de ser uma radiação solar, a luz visível também é proveniente da iluminação por lâmpadas artificiais bem como equipamentos eletrônicos como TV, celular, computadores e tablets. Por este motivo, é importante se proteger mesmo sem se expor diretamente ao sol.
Podemos dizer então que para cada cor temos uma determinada frequência e comprimento de onda que a distingue das demais, temos por exemplo: a luz vermelha que é uma luz de menor freqüência e consequentemente menor energia, já o violeta é uma luz de maior freqüência e nos submete a maior energia.
As cores se distinguem pela sua frequência, ou seja, pela rapidez com que seus campos oscilam a cada segundo. O vermelho possui uma frequência menor e um comprimento de onda maior. O azul tem frequência maior, ou seja, aparece "mais vezes" no mesmo intervalo de tempo e tem comprimento de onda menor que o vermelho.
Consideremos que um objeto iluminado com luz branca absorva todos os seus componentes, com exceção da vermelha. Portanto, esse objeto reflete, difusamente, somente a luz vermelha e, então, para nós, esse objeto é vermelho. Se ele refletisse somente a luz azul, nós o enxergaríamos azul.
Como frequência e comprimento de onda são grandezas inversamente proporcionais, fica evidente que a cor violeta que tem a maior frequência tem o menor comprimento de onda em relação à cor vermelha que tem menor frequência e, portanto, maior comprimento de onda.
Quando um objeto é iluminado, ele absorve algumas cores do espectro da luz incidente e reflete outras. A cor com que o objeto é visto será determinada pelas cores que ele reflete. ... Um objeto de vidro transparente azul tem essa cor porque reflete todas as cores.
Conforme a frequência aumenta, diminui o comprimento de onda, assim como mostra a tabela e o trecho do espectroeletromagnético abaixo....Cor e frequência.
Resposta. Podemos caracterizar a cor de um objeto pela frequência da luz, pois, uma vez que a luz é uma radiação, a cada uma das cores que se apresentam no espectro, corresponde uma frequência específica. ... Se incidirmos luz branca sobre um objeto opaco, parte da luz é absorvida e outra parte será refletida.
A cor de um corpo é composta pela reflexão determinada pelo tipo de luz (caracterizado por uma intensidade ou por um comprimento de onda) que este corpo reflete. ... Quando um corpo de cor branca recebe a luz branca significa que ele reflete todas as sete cores que formam essa luz branca.
A conotação das cores em frias e quentes está relacionada tanto com os fatores emocionais quanto com o processo de reflexão de energia, luz e calor. Uma superfície branca reflete por completo a luz que incide sobre ela. Já uma superfície preta absorve esta energia.
Caso iluminemos um objeto opaco com luz branca, veremos que parte dessa luz é absorvida e outra parte é refletida. Dessa forma, ao vermos um objeto de cor escura (objeto negro), podemos dizer que esse objeto está absorvendo toda a luz que incide sobre ele.
Podemos afirmar que quando a luz incide sobre um objeto qualquer, os processos que podem ocorre com ela são os seguintes: refração , reflexão, difração.
A formação das cores depende diretamente da quantidade de luz que será refletida pelo objeto, e pelo tipo de luz que incindiu sobre ele. ... No caso oposto, um objeto que absorver toda a radiação, não refletindo nenhuma luz, será percebido pelos nossos olhos com a cor preta, que está conectada a ausência de luz.
Os materiais capazes de absorver a luz visível são chamados de opacos. ... Depois de absorvida, a luz faz com que os elétrons fiquem mais agitados até que, quando relaxam, eles emitem novas ondas eletromagnéticas de menor frequência, produzindo, assim, um fraco aquecimento do meio.
Como a interação da luz com a matéria depende da estrutura química dos compostos, o espectro de absorção é uma forma de caracterização que permite verificar qual a faixa de comprimento de onda em que um dado composto apresenta sua maior afinidade de absorção.
preto
As cores que mais absorvem calor são as de tonalidade escura, como o preto, que absorve 98% do calor solar que chega à superfície, cinza-escuro (90%), verde-escuro (79%), azul-escuro (77%), amarelo-escuro (70%), marrom e vermelho-escuro (70%).
Bronze, creme, marrom, preto, cinza e argila são as cores que podem ser consideradas neutras. Caso queira seguir tendências, combine uma paleta de diversos tons de madeira ou azuis, pretos e cinzas. Lembre-se de consultar um especialista para criar um telhado com acabamento profissional.
É que, segundo a pesquisa “Cool Color Roofing Materials”, desenvolvida por um laboratório da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pintar o telhado na cor branca refrata boa parte da luz incidente e, assim, pode reduzir de 40% a 70% a temperatura dos ambientes.
Cores de telhas esmaltadas É claro que, se você quiser ficar no clássico telhado com telha cerâmica esmaltada vermelha, você pode, mas existem outras opções de cores como azul, verde, branco e cinza. Se sua ideia é ter uma casa clean e minimalista, aposte na telha esmaltada branca.