5- Quais as características dominantes da economia colonial brasileira: A) propriedade latifundiária, trabalho indígena e produção monocultora. ... propriedades diversificadas, exportação de matérias-primas e trabalho servil.
Resposta. -Propriedade latifundiária, trabalho indígena, e produção monocultura. ... -Monopólio comercial, latifúndio e trabalho escravo de índios e negros. -Pequenas vilas mercantis, monocultura de exportação e trabalho servil.
Características Dominantes
(Fuvest-95) Foram características dominantes da colonização portuguesa na América: pequenas unidades de produção diversificada, comércio livre e trabalho compulsório.
As características dominantes da colonização portuguesa na América foram a introdução do sistema de Plantation, estabelecimento de organismos políticos locais com fortes laços com a Monarquia Portuguesa e uma forte aliança entre a Igreja Católica e o Estado Português.
resposta-vinda dos primeiros jesuítas, chefiados por Manuel da Nóbrega, e início da catequese dos índios; -ampliação da distribuição de sesmarias; -política de incentivos aos engenhos de açúcar; -introdução das primeiras cabeças de gado; -proibição da escravidão indígena e início da adoção da mão-de-obra escrava ...
Concentração fundiária na mão da aristocracia rural, forte concentração demográfica e econômica na parte litorânea e a corrupção desde 1500.
Os anos iniciais da colonização portuguesa, conhecidos como Período Pré-colonial, foram pautados pela exploração do pau-brasil e do trabalho indígena a partir do escambo. O Período Pré-Colonial compreende desde a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, até meados da década de 1530.
São características econômicas do período pré-colonial no Brasil: a) latifúndios - escravidão - monocultura - exportação. b) servidão coletiva - policultura - subsistência - sesmarias. c) escravidão - policultura - mercado externo - minifúndios. d) extrativismo - escambo - mercado externo - monopólio
O Período Pré-Colonial começa em 1500 com o Descobrimento do Brasil e vai até 1532, com a chegada das primeiras expedições colonizadoras comandadas por Martim Afonso de Souza.
O período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados da década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadoras de Portugal e de um programa de ocupação ...
O Brasil Colônia, na História do Brasil, é a época que compreende o período de 1530 a 1822. Este período começou quando o governo português enviou ao Brasil a primeira expedição colonizadora chefiada por Martim Afonso de Souza.
Resposta: O período pré colonial era a pré - colonização ou seja,construir marcar as áreas com um graveto ou uma pedra para mostrar que aquele espaço era deles. Colonial:É quando a coroa portuguesa manda seus subordinados construir as casas lá, e assim começar uma cidade,vila,vilarejo,etc(...)
Durante o período pré colonial(1500-1530),não ouve uma efetiva colonização do território brasileiro. ... João III,rei de Portugal,decidiu ocupar o Brasil,como forma de proteger a colônia de aventureiros,piratas,invasores e contrabandistas de pau-brasil.
A primeira forma de ocupação do território brasileiro foi por meio das capitanias hereditárias, sistema instituído no Brasil, em 1536, pelo rei de Portugal, Dom João III.
Resposta. Nesse período Portugal não se interessava em colonizar o Brasil porque simplesmente Portugal não havia achado metais preciosos nas novas terras, já que o principal objetivo deste era obter metais.
Crise do Período Colonial Desde a chegada da Família Real no Brasil em 1808, muitas transformações ocorreram. Uma das mais significativas foi a abertura dos portos por Dom João VI, que acabou rompendo com o pacto colonial, ou seja, com a restrição do comércio da metrópole com a colônia.
Durante os primeiros trinta anos (1500-1530), desde que chegaram no território brasileiro, eles descobriram o pau-brasil, uma madeira nativa da Mata Atlântica, que tinha sucesso no mercado consumidor europeu. Foi então realizado o primeiro ciclo econômico do Brasil: o ciclo do pau-brasil.
O processo de colonização do Brasil foi conseqüência do já desenvolvido processo de expansão marítima realizado pelos portugueses. Durante o século XV, os portugueses ocuparam regiões estratégicas da Ásia e da África que poderiam ser utilizadas como foco de expansão comercial.
Resposta. Foi somente na década de 30, no século XVI,que Portugal se preocupou em colonizar o Brasil. Um dos motivos,foi medo de perder a posse do território;outro foi o fato de a Coroa portuguesa estar com sérias dificuldades financeiras e por isso buscava novas fontes de lucro.