Todos os gêneros, porém, partem de uma classificação padrão, adotada desde a Antiguidade: narrativo ou épico; lírico e dramático. Deste tronco principal partem as ramificações menores, ou seja, os subgêneros....Gêneros narrativos
Na tradição pedagógica recente, a expressão práticas de leitura refere-se à (i) criação de situações reais de leitura em sala de aula, bem como à (ii) busca de apreensão e negociação dos significados que os aprendizes atribuem à leitura em geral, bem como à leitura de diferentes gêneros.
Ler é uma prática social que se interliga a outros textos e outras leituras, ou seja, a leitura de um texto pressupõe em ações conjuntas de valores, crenças e atitudes que refletem o grupo social em que as pessoas estão inseridas.
Como fazer com que o aluno passe a ler mais?
Por isso, aqui estão algumas ideias inspiradoras para mostrar o lado lúdico da leitura aos pequenos:
No início do aprendizado da leitura, oferecer livros com muitas imagens e pouca escrita e, aos poucos, ir aumentando a quantidade de escrita conforme o desenvolvimento da criança. Quando a criança tem um desafio para além do que está preparada, pode ficar desestimulada.
Nas séries iniciais, o impacto da leitura na vivencia do aluno faz despertar o costume de conhecer o mundo ao seu redor, através de livros que podem auxiliar para um extenso crescimento na formação do alunado. ... Quem tem o hábito de ler, tem mais chances de conhecer diversos assuntos sem ao menos sair de casa.
6 dicas para despertar o gosto pela leitura nos seus filhos
A seguir, confira as melhores formas de incentivar nos alunos o gosto pela leitura:
As férias escolares podem ser uma boa oportunidade para colocá-las em prática!
Uma boa dica para incentivar a leitura em casa é os pais, de vez em quando, ler o mesmo livro que os filhos para conversarem sobre a leitura e, assim, valorizar o aprendizado que o jovem adquiriu, além de ser uma ótima oportunidade de interação.
Resposta. Resposta: Ler não deve ser um ato impositivo, portanto, deixe de lado a arbitrariedade e estimule a leitura por prazer. O professor deve incentivar os alunos a descobrir os estilos literários dos quais mais gostam, além de incentivar que eles escolham livros na biblioteca para levar para casa.
Se o professor espera que o aluno desenvolva o hábito de ler cada vez mais frequente e com mais qualidade, ele precisa promover e incentivar seu contato com os livros. Leve a turma para a biblioteca da escola, deixe que eles explorem os livros, folheiem as revistas e escolham de maneira autônoma o que desejam ler.
Como incentivar a leitura na sala de aula
O professor é também mediador de leitura do mundo, ao oferecer aos alunos a oportunidade de explorar a realidade circundante, seja dos colegas, da escola, do bairro, do país ou do mundo em que vive. Essa leitura não pode ser meramente redundante, mas deve destrinchar os ocultos e fazer refletir sobre o aparente.
Ler e reler em voz alta ajudam a melhorar a compreensão do texto. Uma grande aliada do trabalho com fluência na escola é a leitura em voz alta, pois permite ao aluno preparar-se para ler, ensaiar, compreender para comunicar e expressar a outros um sentido.
Uma das melhores formas de melhorar a escrita dos alunos é promovendo a leitura, por isso trabalhe com os alunos antes de qualquer coisa a leitura, peça para eles mesmos escolher um livro na biblioteca para ler.
Oportunizar ao aluno o acesso ao acervo da Sala de Leitura, ampliando o seu universo literário, proporcionando a ele momentos de lazer extraescolar. - Sugerir gêneros de livros a serem lidos. - Emprestar o livro escolhido pelo aluno, conforme a faixa etária. - Fazer o levantamento do total de livros lidos por turma.
A atividade deve fazer parte da rotina, mas não do marasmo
Como fazer um cantinho da leitura Valorize o ambiente que possui uma ótima iluminação natural e acrescente a decoração com uma luminária de chão para auxiliar uma leitura noturna. Outra dica é fugir dos ambientes que possuem TV ou com interferências de barulhos e ruídos.
PARADIDÁTICOS EM SALA DE AULA - DICAS DE ATIVIDADES