O Barroco no Brasil tem início no final do século XVII. ... Na literatura, o marco inicial do barroco é a publicação da obra “Prosopopeia” (1601) de Bento Teixeira. Na escultura e arquitetura, Aleijadinho foi, sem dúvida, um dos maiores artistas barrocos brasileiros.
O maior ícone da arte barroca no Brasil foi o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814). Sua produção varia de trabalhos em madeira entalhada, pedra-sabão, altares e igrejas e tem como características o uso das cores e a maneira simples e dinâmica de retratar as cenas.
No Brasil, a arquitetura privilegiou a simetria, como ocorreu nas esculturas de Aleijadinho, o mais famoso artista barroco brasileiro.
O principal representante do Barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa (1730-1814), também conhecido como Aleijadinho. ... Suas obras, de forte caráter religioso, eram feitas com madeira e pedra-sabão.
✾ Por quê? ➺ ciclo da cana-de-açúcar: As críticas que Padre Antônio Vieira fazia, em sua prosa, contra a escravização dos índios nesse período. ➺ ciclo do ouro: Algumas obras artísticas do mineiro Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) que ocorreram graças a existência do ouro, utilizado em esculturas.
O Barroco surge em meio a crises políticas e religiosas. A Igreja Católica com o intuito de frear as ideias protestantes, buscou através da arte um meio de reafirmar os valores cristãos. A Vocação de São Mateus. Obra de Caravaggio (1599-1600).
O interesse era representar a história do cristianismo através da arte, pois era possível nela ter um sentido mais complexo de expressões, no qual fizeram as pessoas se emocionarem com expressões agônicas, de sofrimento, ternura e compaixão, revitalizados em imagens de santos, da Virgem Maria, do Cristo, e de outros ...
Movimento artístico nascido na Itália Foi impulsionado pela igreja católica, uma das principais instituições da época. Nascida no final do século XVI, se estendendo até o início do século XVIII, a arte barroca acontece em diferentes épocas em cada país. As características também podem variar por regiões.
Vermelho escuro, verdes e azuis são típicos na pintura de Caravaggio, Rembrandt e Vermeer, e, quando os tons terrosos eram usados, geralmente eram profundos e luminosos. Explicação: As cores ricas eram empregadas para evocar texturas e superfícies como ouro, veludo e seda, dando às pinturas uma qualidade tátil.