De modo geral, esses pensadores defendiam a liberdade, a justiça, a igualdade social e Estados com divisão de poderes e governos representativos. Acreditavam que esses elementos eram essenciais para uma sociedade mais equilibrada e para a felicidade do homem.
As ideias iluministas chegaram ao Brasil no século XVIII. ... A principal influência do iluminismo, principalmente francês, pôde ser notada no processo de Inconfidência Mineira (1789). Alguns inconfidentes conheciam as propostas iluministas e usaram como base para fundamentar a tentativa de independência do Brasil.
A França é considerada, por muitos, o país que liderou intelectualmente o iluminismo europeu. Durante o século XVIII, os intelectuais franceses foram os primeiros a promover os valores iluministas. Eles eram conhecidos como Philosophes (filósofos), dentre os quais os mais famosos foram Voltaire, Diderot e Montesquieu.
Para a burguesia em ascensão no século XVIII, as ideias iluministas foram importantes para defender o liberalismo econômico. Nesse contexto, foram importantes pelo menos três acontecimentos: a Revolução Francesa, a Revolução Industrial e a Independência Americana.
Resposta. O Iluminismo, ou esclarecimento, foi um movimento intelectual surgido na segunda metade do século XVIII (o chamado "século das luzes") que enfatizava a razão e a ciência como formas de explicar o universo. Foi um dos movimentos impulsionadores do capitalismo e da sociedade moderna.
Os nomes mais significativos do Iluminismo francês foram os filósofos Voltaire, Montesquie Rousseau e Denis Diderot. No quadro a seguir escreva as principais contribuições de cada ur
Veja quais foram os principais pensadores iluministas e seus ideais, em muitos casos, polêmicos.
Conheça 6 dos filósofos mais importantes da história
A atividade dos filósofos é algo que pressupõe reflexão, uma atividade que depende de uma série de elementos referentes ao conhecimento de mundo. Contrário ao que muitos pensam, não é simplesmente pensar. ... Sendo assim, na prática, os filósofos são aqueles que procuram compreender o sentido nas coisas.
O único método aceitável de investigação filosófica é o que recorre à razão. Além do racionalismo, as principais correntes da filosofia moderna são o empirismo e o idealismo, movimentos que têm relação com a ascensão da burguesia e com a Revolução Industrial.
A filosofia nasceu na Grécia antiga, no início do século VI a.C. Tales de Mileto é reconhecido como o primeiro filósofo, apesar disso, foi outro filósofo, Pitágoras, que cunhou o termo "filosofia", uma junção das palavras "philos" (amor) e "sophia" (conhecimento), que significa "amor ao conhecimento".
Assim começou a famosa busca pelo saber. Tanto é que a palavra Filosofia, cuja origem é atribuída a Pitágoras, é a junção de “philo” (amizade ou amor fraterno) e “sophia” (sabedoria). Ou seja, a palavra, em seu sentido literal, significa amor pelo saber.
A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.
A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas. ... Também considerado o apogeu da filosofia grega; c) Período pós-socrático – do século IV ao século III a.C. Caracterizado pela tentativa de apresentar um pensamento unificado a partir de diversas teorias do passado.
A palavra Filosofia é composta de duas outras palavras de origem grega: Filos, que significa amor, amizade, e Sofia, que traduzimos como sabedoria ou conhecimento. É a Pitágoras de Samos (571 a.C. – 496 a.C.) que se atribui a invenção da palavra.
A filosofia e a ciência nascem juntas na Grécia Antiga. ... A filosofia nesta origem chamada de pré-socrática se caracteriza pelo esforço racional (não mais mitologizado), ao observar a natureza (Physis), em buscar um princípio (Arché) da origem de tudo e do movimento de tudo.