As causas mais comuns de sangramento nasal são o ressecamento associado ao tempo seco e traumas como assoar ou cutucar o nariz com muita força. Alergias, desvio de septo, sinusite, uso frequente de sprays nasais ou drogas aspiráveis também podem levar à hemorragia.
O que pode ser o sangramento nasal e o que fazer
Os sangramentos nasais podem ocorrer devido a causas mais simples ou mais complexas. Se o sangramento nasal for intenso ou muito frequente, a pessoa deverá procurar ajuda de um otorrinolaringologista. O otorrinolaringologista é o profissional indicado para avaliar estes casos.
Existe o mito de inclinar a cabeça quando se sangra do nariz. No entanto, a cabeça inclinada para trás faz com que o sangue escorra pela faringe, sem qualquer tipo de benefício: a presença de sangue no estômago provoca náuseas e vómitos, pelo que a deglutição do que escorre do nariz pode ter este resultado.
É normal sair sangue quando assoamos o nariz logo ao acordar? Não é normal. É necessário verificar o que está acontecendo. Pode ser atribuído a diversos fatores, mas sangramento no nariz é um sintoma, e diversas doenças podem causá-lo.
Pode-se colocar um algodão embebido em solução vasoconstrictora (Afrin, Sorine…) dentro da narina e depois continuar a compressão por pelo menos 5 a 10 minutos. Após cessar o sangramento, não force parra assoar o nariz pois poderá provocar novo sangramento. Não introduza nada nas narinas.
Vasinhos, também conhecidos como “aranhas vasculares”, podem surgir sem relação com rosácea e esses, geralmente, aparecem na asa do nariz e bochechas, sem preferência por idade. Portanto, os vasinhos finos e vermelhos no nariz e bochecha surgem por uso de ácidos, sol excessivo e rosácea.
Ter sangramento frequente no ouvido pode, sim, indicar um problema mais sério. Segundo o doutor Lucas, o ideal é fazer uma avaliação detalhada para tentar esclarecer a origem do problema. “A otorragia pode ser consequência de uma variedade grande de doenças.
O que fazer: geralmente, as perfurações do tímpano regeneram ao fim de algumas semanas, no entanto, durante este período, deve-se proteger o ouvido com um algodão ou um tampão adequado, quando se estiver em contacto com a água. O médico pode ainda indicar o uso de antibióticos e anti-inflamatórios.
Quando o tímpano está perfurado a pessoa sente dor de ouvido, coceira no ouvido, fica com a audição diminuída e pode apresentar sangramento pelo ouvido. Normalmente uma perfuração pequena cura sozinha, mas nas maiores pode ser preciso usar antibióticos, e quando isso não é suficiente pode ser preciso cirurgia.
Otite com efusão: inflamação e acúmulo de líquido (derrame) no ouvido médio sem infecção bacteriana ou viral. Isso pode ocorrer porque o acúmulo de líquido persiste após uma otite que foi tratada.
A otite é toda inflamação em uma das regiões do ouvido (externa, média e interna) e pode ser o resultado de alergias ou da ação de vírus, bactérias e fungos. Algumas complicações no ouvido geram desconforto e fortes dores. A otite é uma das condições mais comuns nessa região, principalmente entre as crianças.
A otite média aguda é contagiosa? A otite média aguda quando associada a infeção viral das vias aéreas é contagiosa. Ou seja, a infeção “pega-se” ou é transmissível de pessoa para pessoa. Nestes casos, as crianças não devem frequentar a escola pois podem contagiar outras crianças.
São um dos principais sintomas de qualquer infecção. Mal-estar: calafrios, suores, tontura, dores musculares e fadiga. Tímpano avermelhado: esse sintoma é mais visível para os médicos, que percebem que o tímpano fica vermelho, inchado e com fluidos. Coceira: a região fica com muita coceira.
O tratamento normalmente é feito com o uso de medicamentos para reduzir a inflamação, como por exemplo Dipirona ou Ibuprofeno, mas caso seja verificada a presença de secreções, também pode ser recomendando pelo médico o uso de antibióticos. Saiba quais são os remédios mais utilizados para dor de ouvido.
A maioria das infeções de ouvido são tratadas com antibióticos. Mas em alguns casos a inflamação pode sumir sem nenhum tratamento. Nessa situação, para diminuir a dor é indicados compressa morna na região do ouvido e alguns remédios, que não exigem prescrição médica.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de uma infecção de ouvido são:
Remédio caseiro para dor de ouvido funciona?
Os analgésicos como o paracetamol, dipirona ou ibuprofeno em comprimidos ou em xarope, são medicamentos que podem ser utilizados para aliviar a dor de ouvido em adultos e crianças.
A Dipirona certamente, se o paciente não tem nenhum histórico de alergia a medicação, a Dipirona pode ser usada para alívio da dor de ouvido.
Anti-inflamatórios tópicos, como corticoides em gotas auriculares, que tratam a dor e a inflamação e que muitas vezes estão associados a antibióticos, em gotas auriculares; Removedores de cera, como Cerumin, por exemplo, para os casos em que a dor de ouvido é causada pelo acúmulo de cera em excesso.
5 opções comprovadas para desentupir os ouvidos
Uma das formas mais simples e eficazes de tirar a água dos ouvidos é inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, encher a boca de ar e pular até que a água saia. Outra forma é colocar um pouquinho de água morna numa seringa sem agulha e colocar no ouvido entupido.
Como tirar cera do ouvido em casa