O que são inibinas e como atuam Inibinas são glicoproteínas da família do fator de crescimento TGFβ, produzidas por diversos tipos celulares em vários tecidos e órgãos, com destaque para os ovários, testículos e placenta.
O hipotálamo secreta o hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) de forma pulsátil, para estimular a hipófise a secretar hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo-estimulante (FSH).
O GnRH é secretado de forma pulsátil pelos neurônios hipotalâmicos e se liga ao seu receptor, GNRHR, na superfície dos gonadotrofos, estimulando a síntese e secreção das gonadotrofinas, hormônio folículo-estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH), as quais estimulam a esteroidogênese e a gametogênese nas gônadas, ...
Fatores que levam à redução da frequência de pulsos de GnRH diminuem a sensibilidade dos gonadotrofos, comprometendo a função reprodutiva. Contudo, a exposição contínua da hipófise ao GnRH resulta, após uma estimulação inicial, em dessensibilização hipofisária com redução da secreção de LH.
Após a fecundação, o óvulo se localiza na parede interior do útero e os rudimentos da placenta secretam um hormônio chamado HCG (gonadotrofina coriônica). Esse é o hormônio que nos avisa quando a gravidez chegou. O HCG é produzido pelo ovário logo após a concepção.
Quando o hCG está entre 1.
Os ovários são responsáveis por produzir importantes hormônios sexuais: o estrógeno e a progesterona. O estrógeno é o hormônio responsável pelo crescimento e desenvolvimento dos órgãos reprodutivos. É responsável também pela regeneração do endométrio depois de ocorrer a menstruação.
Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelas glândulas, tecidos especializados e neurônios, que equilibram as funções biológicas do corpo. Cerca de 50 tipos de hormônios são produzidas pelas glândulas endócrinas.
As principais funções dos testículos são a produção do hormônio masculino testosterona, e a produção dos gametas sexuais masculinos, os espermatozoides.