Normalmente, as lesões ligamentares ocorrem em decorrência de atividades atléticas de contato ou não. Existem 3 graus que as classificam: 1º grau – entorse do ligamento sem instabilidade; 2º grau – entorse com instabilidade detectável, porém com continuidade das fibras; 3º grau – ruptura completa do ligamento.
Os nervos do plexo braquial mais importantes para a inervação da mão e do punho são os nervos mediano, ulnar e radial: O nervo mediano passa através do túnel cárpico por baixo do retináculo flexor da mão e divide-se distalmente nos ramos digitais palmares comuns e no ramo recorrente.
A chamada osteoartrite (artrose) é uma doença degenerativa e afeta, principalmente, os idosos. Essa inflamação geralmente atinge a região próxima às pontas dos dedos, nas articulações ou na base do polegar. Já a artrite reumatoide é uma doença autoimune, que predominantemente afeta mulheres entre 40 e 50.
Na anatomia normal, os tendões são como longas cordas que conectam os músculos do antebraço com os ossos da mão. Nos dedos, os tendões passam por dentro de uma série de polias, que juntas formam túneis. As polias têm a função de segurar os tendões perto do osso, aumentando a força e diminuindo o gasto de energia.