A arte figurativa, que também é conhecida como figurativismo, é a representação artística da forma humana, de elementos da natureza e de objetos que foram criados pelos homens. A sua origem se deu há muitos séculos, desde o início da humanidade.
A arte figurativa ou figurativismo, ao contrário da arte abstrata (abstracionismo), é um estilo artístico das artes visuais pautado na representação das formas, seja de seres humanos, objetos, animais, paisagens, entre outros. A origem da arte figurativa remonta séculos de existência humana.
Enquanto as pinturas abstratas retratam sentimentos, as pinturas figurativas retratam a realidade. Pinturas Abstratas: tipo de pintura em que o artista busca exprimir, de forma geral, um sentimento. ... Pinturas Figurativas: representam a realidade, pintando o mundo conforme a realidade.
As principais características da arte abstrata são: Arte não representacional; ... Oposição ao modelo renascentista e à arte figurativa; Valorização de formas, cores, linhas e texturas.
Há dois tipos de abstracionismo: o informal (ou subjetivo), que busca o lirismo e privilegia as formas livres, e o geométrico (ou objetivo), de técnica mais rigorosa e sem a intenção de expressar sentimentos nem ideias.
Negam a representação ilusionista da natureza; Descarte da perspectiva; Novos usos da cor.
Foi a principal fonte de inspiração para os surrealistas, pois deu novo entendimento simbólico ao domínio do onírico, atribuindo importância às imagens sonhadas e à mente inconsciente, isto é, aos processos não racionais do cérebro humano.
Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas do psicólogo Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo.