Uma distribuição discreta de probabilidade enumera cada valor possível da variável aleatória, bem como sua probabilidade. Em um levantamento, perguntou-se a uma amostra de famílias quantos veículos elas possuíam. Cada probabilidade precisa estar entre 0 e 1, inclusive.
Quase todos os eventos reais que não envolvem jogos de azar são dependentes em algum grau. Na prática, muitas vezes assumimos que eventos são independentes e testamos essa suposição em dados da amostra. Se as probabilidades forem significativamente diferentes, então concluímos que os eventos não são independentes.
Se dois eventos são mutuamente exclusivos, a probabilidade de que um ou outro ocorra é igual à soma das probabilidades de que cada um deles se realize, ou seja, os elementos desses eventos não se repetem.
Como somar porcentagens?
Tome por base o exemplo anterior, proceda assim:
Tendo o índice em mãos, fica fácil fazer operações simples, no caso de adição, basta multiplicar os índices, quando for para subtrair, é feita a divisão dos mesmos. Para transformar novamente em porcentagem, basta diminuir 1.