Eletrólitos são minerais que carregam uma carga elétrica quando estão dissolvidos em um líquido como o sangue. Os eletrólitos do sangue – sódio, potássio, cloreto e bicarbonato – ajudam a regular as funções dos nervos e músculos e manter um equilíbrio ácido-base e um equilíbrio hídrico.
Quais são as causas dos distúrbios hidroeletrolíticos? Os distúrbios hidroeletrolíticos ocorrem quando a pessoa perde grandes quantidades de líquidos e eletrólitos, como acontece, por exemplo, no suor excessivo, na poliúria (excesso de urina), nos vômitos e na diarreia.
Alimentos ricos em eletrólitos
Desequilibrio hidroeterolítico é quando os níveis de hidratação e de eletrólitos corporais (sódio, potássio, cálcio, magnésio, dentre outros) estão descompensados. A desidratação, bem como a retenção de líquidos são exemplos.
c) Em solução aquosa, ambos são bons condutores de eletricidade, porque em solução aquosa ambos liberam íons. Lembre-se de que um solução aquosa pode ser definida como sendo uma solução em que o solvente é água e, que geralmente é indicado por um subscrito (aq) na equação química.
Características dos ácidos São condutores de eletricidade devido à liberação de íons em meio aquoso. Em contato com meio básico, sofrem reação de neutralização, formando como produtos dessa reação sal e água.
Substâncias iônicas possuem a capacidade de conduzir corrente elétrica quando estão em soluções aquosas. A eletrólise provém dessa propriedade iônica, ou seja, é um processo que se baseia na descarga de íons, onde ocorre uma perda de carga por parte de cátions e ânions.
A substância que não conduz eletricidade qdo dissolvida em água é o açúcar ( letra b).
Tanto o ferro quanto o cloreto de sódio (NaCl) conduzem corrente elétrica quando fundidos.