substantivo masculino Tipo de chicote, instrumento de tortura composto por uma ou várias tiras de couro que, unidas por um cabo de madeira, é usado para espancar. [Por Extensão] Punição feita por castigo físico; tortura. [Figurado] Tortura moral; em que há aflição; angústia.
Significado de Flagelação [Figurado] Sofrimento que leva à morte; suplício. expressão Flagelação de Jesus Cristo. Representação dos momentos de tortura física de Cristo na cruz, que antecedem à sua morte.
Os flagelos apresentam como função primordial garantir a movimentação da célula. Nos mamíferos, a única célula flagelada é o espermatozoide. ... Flagelos são encontrados também em células reprodutivas das plantas, as quais são chamadas de anterozoides, e também em outros organismos, tais como algas e protozoários.
A função desempenhada pelos cílios e flagelos é basicamente locomotora. Eles são estruturas citoplasmáticas ligadas à membrana plasmática das células. ... A função desempenhada pelos cílios e os flagelos é basicamente locomotora, a exemplo dos organismos unicelulares protistas e espermatozóide.
Para o sociólogo Josué de Castro, médico e economista : "a fome é um flagelo fabricado pelos homens . ... A segurança alimentar e a educação são direitos constitutivos de todos, obrigação singular do Estado, como esteio de uma sociedade mais justa e solidária".
O flagelo bacteriano é um motor rotativo reversível, alimentado por uma diferença de potencial eletroquímico de íons específicos, através da membrana citoplasmática.
Outra função extremamente importante do glicocálice é o reconhecimento entre células e a adesão celular, que permite que as células unam-se umas às outras e também a outras moléculas. Dentre as glicoproteínas presentes no glicocálice que ajudam na união das células, destacam-se a fibronectina, vinculina e laminina.
O nucleóide é a região de algumas células procarióticas onde se concentra o material genético. É uma molécula circular de DNA, que se encontra no citoplasma da célula, e não está associado a proteínas. É o nucleóide que determina as características da célula e comanda as suas actividades.
Os mesossomos são formados por enzimas respiratórias e sua principal função é ser o responsável pela respiração da bactéria. São uma invaginação e possui a forma de lamelas ou vesículas da membrana celular. Também é participante da divisão celular, como um facilitador.
Os ribossomos são organelas responsáveis pela síntese de proteínas na célula. Células responsáveis por grande produção de proteínas, como as do pâncreas, são ricas nessas estruturas. ... Independentemente do local onde os ribossomos estão na célula (livres ou ligados), eles atuarão na síntese proteica.
Uma célula bacteriana pode conter vários plasmídeos. Por possuir o seu próprio DNA, o plasmídeo pode conter genes relacionados com a resistência aos antibióticos, garantindo a sobrevivência da bactéria. Essa condição torna algumas infecções por bactérias difíceis de serem controladas.
Resposta. São moléculas circulares duplas do DNA capazes de se reproduzir independentemente do DNA cromossômico . A vantagem é que elas tem a capacidade de se construir uma resistência a antibióticos.
Elas auxiliam: digestão de ruminantes, tratamento de esgoto, produção de antibióticos, fabricação de laticínios etc. As bactérias não são somente organismos causadores de doenças! Elas contribuem, e muito, para melhorar a qualidade ambiental e de vida de diversas espécies.
Para a natureza, as bactérias são importantes porque atuam, juntamente aos fungos, na decomposição. Esse processo é importante porque esses organismos transformam matéria orgânica em produtos inorgânicos, que são aproveitados por outros seres.
5 bactérias que fazem bem hoje ou que farão no futuro
Entre os tipos fundamentais, podemos citar: