Doença eruptiva benigna que acomete a pele, sendo uma desordem comum em pessoas saudáveis, principalmente crianças e adultos jovens. É mais comum na primavera e outono, nos climas temperados. Contudo, pode ser mais frequente no verão em algumas outras regiões.
A pitiríase versicolor também é conhecida pelos nomes pano baco, micose de praia ou tínea versicolor. O pano branco não é uma doença contagiosa, não havendo, portanto, risco de transmissão do fungo de uma pessoa para outra.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de pitiríase versicolor são:
O tratamento para o pano branco é feito com o uso de pomadas antifúngicas, como:
Pitiríase Versicolor é uma micose superficial da pele causada por fungos do gênero Malassezia, que são leveduras que habitam o folículo piloso sem causar doença.
O pano branco não é uma doença de pele contagiosa. Na verdade, a micose, é causada por um fungo já existente em nossa pele, mas que pode se proliferar excessivamente em pessoas predispostas, sob condições favoráveis, como calor e suor, por exemplo.
Ninguém “pega” a doença, pois além de não ser contagiosa, o causador já está presente no corpo como um germe da flora microbiana natural da pele. O fungo só causa problemas quando cresce exageradamente e se prolifera pelo corpo.
É uma infecção causada por fungos do Gênero Malassezia, que acometem a camada superficial da pele. No homem, a principal espécie envolvida é a Malassezia furfur, causadora da Pitiriase Versicolor ou “pano branco”, bem como dermatite seborreica.
O tratamento da malassezia em cães geralmente envolve o uso de farmacologia tópica, ou seja shampoos, cremes e loções. Pode ser também necessário o uso de fármacos sistémicos como o cetoconazol, fluconazol, e outros fármacos que o médico veterinário considere mais adequados a esse casos específico.
A Malassezia é uma zoonose, dentre ela existem outras, como a Leishmaniose. Fique por dentro da saúde do seu amiguinho! A principal causa da Malassezia é o fungo Malassezia pachydermatis, que se aloja na pele do cachorro de diferentes formas.
Pitiríase versicolor é uma infecção superficial da pele provocada pela levedura lipodependente Malassezia furfur, dos fungos Pityrosporum orbiculare e Pityrosporum ovale.
Muitas pessoas relacionam o surgimento de manchas na pele apenas com a alta exposição solar – que aumenta a produção de melanina. Porém, dependendo de suas características, essas marcas no corpo também podem significar algum tipo de doença de pele como o melasma, pano branco (micose) e o vitiligo, por exemplo.
As pintas são causadas justamente pela concentração acima do normal desses melanócitos em uma determinada região do corpo ou mesmo no rosto. É a partir daí que surgem aquelas manchinhas escuras conhecidas como pintas ou marcas.
Mancha marrom na pele Dentre as manchas marrons que podem surgir na pele, elas podem ser: Melanose solar. Hiperpigmentação pós inflamatória. Melasma.
Como tirar: É recomendado lavar bem a pele, aplicar um creme com hidroquinona, 3 a 4 vezes por dia, e evitar colocar produtos, como perfumes ou cosméticos, sobre a pele afetada. Além disso também é importante usar sempre o protetor solar sobre a área afetada, para que o tratamento seja eficaz.
Algumas excelentes opções de remédios, pomadas e cremes para combater as manchas e uniformizar o tom da pele incluem:
O banho de todos os dias, com água morna e sabonete, serve para eliminar a sujeira (onde moram as bactérias) produzida diariamente. Não é necessário lavar o corpo com esfregão nem arranhá-lo com bucha porque ela tira a proteção natural da pele.
Esfoliação com Bicarbonato de sódio Como fazer: misture 2 colheres de bicarbonato com 1 colher de água até obter uma pasta. Depois, aplique no pescoço ou na região afetada e deixe por 20 minutos. Lave com água fria e repita este processo todos os dias.
Contudo, existem algumas soluções caseiras que podem clarear a pele, removendo as manchas, como os seguintes produtos naturais:
Limpar a pele superficialmente A limpeza de pele caseira deve começar lavando o rosto com água morna e um sabonete neutro. A seguir, deve-se aplicar uma loção demaquilante para retirar a maquiagem e as impurezas superficiais da pele.
Como é feita a limpeza de pele profunda
Bicarbonato no rosto para clarear a pele
O bicarbonato de sódio é bastante alcalino e, por isso, ajuda a balancear o pH do rosto. E sim, o composto também tem ação esfoliante, deixando a pele renovada e saudável. É por causa dessas propriedades que tratamentos faciais com ele realmente funcionam.