a) coeficiente de compacidade (Kc): é a relação entre o perímetro da bacia e o perímetro de um círculo de mesma área que a bacia. ... O padrão de drenagem de uma bacia depende da estrutura geológica do local, tipo de solo, topografia e clima. Esse padrão também influencia no comportamento hidrológico da bacia.
Diversos autores (BERTOL et al., 1989; SILVA et al., 2001; TUCCI, 2002) descrevem os fatores que influenciam o escoamento superficial, como fatores climáticos (intensidade da chuva, duração da chuva, chuva antecedente) e fatores fisiográficos (área da bacia, forma da bacia, permeabilidade do solo, topografia).
Dados fisiográficos: Todos aqueles que podem ser extraídos de mapas, fotografias aéreas e imagens de satélite. Basicamente são áreas, comprimentos, declividades e coberturas de solo medidos diretamente ou expressos por índices.
Escoamento subsuperficial: é o fluxo que se dá logo abaixo da superfície, na altura das raízes dalogo abaixo da superfície, na altura das raízes da vegetação.
Nos locais onde temos o relevo mais inclinado a solução seria evitar com que ela escoe em grande velocidade, utilizando-se de desvios com o sistema de drenagem que leve essa água para algum ponto de armazenagem evitando com que ela vá para o esgoto da cidade.
Existem técnicas de cultivo que diminuem a erosão do solo. Nas encostas, por exemplo, onde a erosão é maior, as plantações podem ser feitas em degraus ou terraços, que reduzem a velocidade de escoamento da água.
Nos núcleos urbanos, a impermeabilização dos solos com asfalto e concreto, a canalização dos cursos d'água, a urbanização desordenada e a insuficiência de áreas verdes potencializam o escoamento superficial, sem a infiltração no solo.
Este processo provoca alterações nos ambientes, tais como desmatamento, impermeabilização do solo, movimentos de terra, alteração da topografia, aterramentos de áreas baixas ou alagadas e a veiculação de poluentes.
Nos núcleos urbanos, a impermeabilização dos solos com asfalto e concreto, a canalização dos cursos d'água, a urbanização desordenada e a insuficiência de áreas verdes potencializam o escoamento superficial, sem a infiltração no solo.
O conceito de espaço urbano designa a área de elevado adensamento populacional com formação de habitações justapostas entre si, o que chamamos de cidade. Já o conceito de espaço rural refere-se ao conjunto de atividades primárias praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.
Na pecuária, além da substituição da cobertura vegetal pelas pastagens, outro problema ambiental é a compactação do solo gerada pelo deslocamento dos rebanhos. O solo compactado dificulta a infiltração da água e aumenta o escoamento superficial, podendo gerar erosões.
Prevalecendo condições adversas para o pleno desenvolvimento das raízes, poderá haver absorção deficiente de água e nutrientes, com prejuízos para o crescimento da planta. Quando um solo é compactado, o diâmetro dos poros grandes é reduzido, a resistência mecânica aumenta e a aeração pode-se tornar deficiente.
Resposta: Quando o teor de umidade é baixo as partículas do solo estão fortemente unidas umas às outras e a capacidade de suportar cargas é elevada, o risco de compactação é baixo. ... O solo também se torna impermeável, assim, a água excedente escoa sobre a superfície resultando em perda de solo, nutrientes e adubos.
O desmatamento é a principal causa da perda de umidade do solo, uma vez que a evaporação aumenta e a infiltração diminui na maioria dos casos. As enchentes e inundações são causadas pelo assoreamento dos rios e também pela impermeabilização que acontece nas cidades.
5 soluções para tirar umidade de ambientes fechados!
Como acabar com a umidade no guarda-roupa e evitar o mofo
Como tirar umidade da parede do quarto?