O Pré-Modernismo foi um período de intensa movimentação literária que marcou a transição entre o simbolismo e o modernismo. Em outras palavras, ele reúne um sincretismo estético, com presença de características neo-realistas, neo-parnasianas e neo-simbolistas. ...
1902
pode-se afirmar que a literatura pré-modernista deu voz a elementos marginalizados da cultura brasileira.
Uma das características mais marcantes do Pré-Modernismo é a exposição e a denúncia da realidade social brasileira, contemporaneidade, temas históricos e nacionalistas.
As características do pré-modernismo são a grande ruptura com o academicismo, além da quebra com o passado e a linguagem parnasiana e a promoção de uma linguagem simples e coloquial.
Verificado por especialistas. As letras corretas são B (linguagem colonial) e D (marginalidade dos personagens). No pré-modernismo é utilizado uma linguagem simples, coloquial, sem muitos aspectos rebuscados, afinal, era um jeito de atingir todos as classes da sociedade, que tinham estudo ou que não tinham.
Por ser um período de transição, o pré-modernismo apresenta traços de estilos do século XIX, como: realismo, naturalismo, parnasianismo e simbolismo. Além disso, é marcado por um nacionalismo crítico, ou seja, sem idealizações românticas.
Os artistas modernistas que ganharam destaque no primeiro momento do movimento foram os integrantes do chamado Grupo dos Cinco. O grupo era formado por Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Menotti Del Picchia (1892-1988), Tarsila do Amaral (1886-1973) e Anita Malfatti (1889-1964).
As subcorrentes da primeira geração modernista são: Pau-Brasil, Verde -amarelinho ou Escola da Anta e o Movimento Antropofágico.