Maré vermelha é um fenômeno natural que provoca manchas de coloração escura na água do mar. As manchas são causadas pelo crescimento excessivo de algas microscópicas presentes no plâncton marinho num processo chamado de floração. Asalgas envolvidas nesse fenômeno são chamadas de dinoflagelados.
Resposta. O aumento excessivo de algas, chamado floração, vem acompanhado da liberação de substâncias tóxicas, que podem ocasionar a morte de animais aquáticos e ainda a intoxicação de pessoas que se alimentam de algum animal contaminado por essas substâncias tóxicas.
As marés vermelhas podem ser prejudiciais ou não. As toxinas produzidas pelo fitoplâncton destroem a vida marinha a sua volta matando peixes, crustáceos, etc., além de provocar irritação no sistema respiratório e na visão das pessoas e dos animais.
Consequências da maré vermelha Elas são capazes de envenenar a água e os organismos vivos, provocando a morte em larga escala de peixes, mamíferos marinhos, moluscos, etc. ... Isso impede o processo de fotossíntese o que, por sua vez, diminui o nível de oxigenação da água.
Quais as suas conseqüências? Algumas espécies de algas microscópicas produzem toxinas que causam riscos à saúde humana e ambiental, como: danos ao sistema neurológico ou ao fígado, gastroenterites, doenças respiratórias, alergias, irritação da pele e olhos. Podem ainda causar mortandades de peixes e outros organismos.
As algas podem ser consumidas em saladas, sopas, sucos ou no sushi. Quando não se gosta do sabor das algas marinhas, é possível ter todos os seus benefícios em cápsulas, sendo também utilizadas como suplemento alimentar.
O primeiro passo para preparar algas marinhas, que geralmente são vendidas desidratadas, é colocá-las num recipiente com água. Depois de alguns minutos, as algas podem ser usadas cruas na salada, ou cozidas na sopa, no refogado do feijão e até na torta de legumes.
As algas, organismos eucarióticos fotossintetizantes, destituídos de tecidos diferenciados, são muito importantes para a manutenção da vida. A começar pelo fato de algumas espécies serem responsáveis por grande parte da fotossíntese executada em nosso planeta, disponibilizando gás oxigênio.
Conheça 7 tipos de algas comestíveis
20 ALIMENTOS QUE SÃO UMA BOA FONTE DE IODO
As algas são capazes de produzir mais oxigênio que as árvores. Enquanto 1 quilômetro quadrado de floresta equatorial produziria isto de oxigênio…
Uma reação química clássica para a produção de oxigênio, já conhecida há muitos anos, serviu de demonstração da Lei de Lavoisier de Conservação da Massa. Neste caso, obtém-se o oxigênio a partir do óxido de mercúrio, que quando aquecido, se transforma em mercúrio metálico mais oxigênio.