A ponte Anita Garibaldi, que é construída desde outubro de 2012 em Laguna, será divida em três grandes etapas de construção: Infraestrutura, que é a fundação; a mesoestrutura, que seriam os blocos e os pilares de sustentação, e a superestrutura, que compreende ao tabuleiro da ponte, onde os veículos irão trafegar.
A mesoestrutura da ponte é o componente que engloba todos elementos nos quais a superestrutura se apoia. A função da mesoestrutura é a de TRANSMITIR AS CARGAS DA SUPERESTRUTURA, e a sua própria carga, às FUNDAÇÕES, diretas ou profundas.
A laje de transição ultrapassa os limites da estrutura principal da OAE, não se caracterizando como tabuleiro.
Como lançar vigas de transição?
A mesoestrutura das pontes tem a função de transmitir as cargas da superestrutura para a infraestrutura, e é constituída pelos pilares, travessas, aparelhos de apoio e vigas de contraventamento. Os pilares são localizados a cada linha de apoio transversal do tabuleiro.
A ponte pênsil é um tipo de ponte suspensa, que é sustentada por sistema de cabos e mastros. Na ponte pênsil os cabos principais partem de um mastro a outro formando uma parábola. Dos cabos principais partem os cabos de sustentação da plataforma, que são verticais e espaçados igualmente.
10 das pontes mais bonitas do mundo