Em zoologia, chama-se hálux ao dedo grande do pé ou, mais corretamente, o primeiro pododáctilo, no humano e, em geral ao primeiro dedo das patas traseiras dos vertebrados tetrápodes.
Na alteração anatômica como o hálux valgo caracteriza-se pelo desvio lateral da primeira falange e desvio medial do primeiro metatarso, por conta disso, uma proeminência óssea pode se desenvolver na face medial da porção cefálica do primeiro metatarso, causando aumento de volume dos tecidos moles circunjacentes.
Joanete ocorre porque houve um desalinhamento entre os ossos e articulações dos dedos dos pés. Com a evolução do quadro, o dedo maior pode empurrar, sobrepor-se ou colocar-se debaixo dos outros dedos.
Joanete é uma deformidade óssea causada pelo desvio lateral do dedão, ou do dedo mínimo do pé, com desenvolvimento de calosidade e saliência óssea globosa na lateral do pé. Pode haver também o deslocamento lateral dos tendões do dedo afetado e o desvio lateral do dedo ao lado do afetado.
A pressão exercida sobre o dedo pelos sapatos, especialmente os de pontas estreitas e saltos, é a principal causa para a ocorrência de um joanete. A elevação dos saltos desloca o peso corporal para a frente do pé de forma a contribuir para a deformidade.
Caminhar descalço na areia é bom exercício para prevenir joanetes. O primeiro passo para se livrar do joanete é parar de usar sapatos apertados. O pé tem de se movimentar dentro do calçado. Pessoas que já sofrem com o joanete precisam utilizar talas especiais indicadas por um podólogo.
5 passos para eliminar calos em casa
Como Aliviar a Dor do Joanete: 4 Ações que Podem ser Feitas em Casa!
Prepare um escalda pé com água quente e folhas de arruda. Deixe os pés submersos na mistura por 15 minutos. Misture iodo e aspirina e aplique diretamente sobre os joanetes para aliviar as dores das articulações e impedir seu crescimento. Você também pode massagear a área afetada com uma mistura de iodo e suco de limão.
Mergulhar um cotonete no vinagre de maçã e aplicar nos calos antes de dormir, e deixando atuar durante a noite. No dia seguinte esfoliar a região com pedra pomes e aplicar um pouco de óleo de coco ou azeite para hidratar. Repetir as vezes que necessário até que o calo desapareça.
Uma boa forma de eliminar calos secos é aplicar uma mistura de aspirina com limão, pois a aspirina contém substâncias que ajudam a eliminar a pele seca enquanto que o limão amolece e renova a pele, ajudando a remoção completa do calo.
Coloque água quente e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma bacia. Deixe os pés parados por pelo menos 10 minutos. As propriedades esfoliantes dele farão com que a pele amoleça. Depois desse tempo, lave os pés e esfregue-os com uma pedra pomes.
No entanto, para remover a camada mais grossa da pele é aconselhado deixar os pés de molho em água morna com algumas gotinhas de um óleo essencial ou óleo de amêndoa doce até que a pele fique mais maleável. A seguir deve-se aplicar um creme esfoliante, esfregando o calo, para remover o excesso de queratina deste local.
É possível retirar os calos através de diferentes métodos. Alguns exemplos são banhos mornos seguidos de esfoliação com pedra pomes, calicidas, produtos com ação esfoliante indicados para remover calos, que contêm Ácido Salicílico, Ácido lático ou Ureia em sua composição.
Existem diferentes tipos de calos:
O podólogo é o profissional mais indicado para identificar e tratar adequadamente os diferentes tipos de calos nos pés.
MODO DE USAR: Para colocar a lâmina, solte a parte inferior do suporte, encaixe a lâmina e depois junte as partes no suporte.
Pedras e lixas Portanto, a dica é lixar a calosidade após o banho morno ou depois de um escalda-pés. Já se o calo for mais grosso e estiver causando dor, a dica é utilizar-se de uma pedra-pomes, produto feito a partir de um fragmento de mineral vulcânico e que pode ser encontrado em qualquer farmácia.
Por isso o tratamento dos calos, em qualquer fase, consiste na remoção das camadas de pele e do núcleo de forma segura e indolor, essa remoção é feita pelo podólogo e pode ser manual ou pela aplicação de agentes queratolíticos.
A água morna funciona em pés cansados e começa o processo de amaciamento da pele endurecida. Após o (cinco a 15 minutos) de molho, toque o fundo de seus pés, destacando as áreas que precisam de atenção do removedor de calos.
Não há necessidade de procurar um podólogo na grande maioria dos casos, pois você pode retirá-los com um removedor de calos adequado....
Ritual de tratamento caseiro
Levante um pé e posicione-o sobre o joelho da outra perna. Essa é uma boa posição para utilizar a lixa....Continue lixando a pele até que todas as áreas do pé estejam lisas.
Como se usa uma lixa elétrica para pés?
Sim, lixar os pés não é algo que deve fazer parte da sua rotina. Quando você causa o atrito da lixa com a área, o seu corpo entende como uma agressão, ou seja, a próxima pele que se formar será ainda mais grossa, pois seu organismo tentará proteger aquele local. Só use a lixa quando realmente houver uma necessidade.
O melhor é deixar os pés de molho em 1 litro de água quente e 30 ml de vinagre (qualquer um) por 20 minutos e só depois esfoliar, porque isso vai amaciar rachaduras e calos, tornando a esfoliação bem mais potente. Tente fazer pelo menos uma vez por semana!
5 dicas para deixar seus pés macios e lisinhos!