A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.
4 tipos de ginástica laboral e os benefícios para os trabalhadores de sua empresa
A Ginástica Laboral se caracteriza por não ser de alta intensidade e não exigir um grande esforço físico, pois deve ocorrer durante um curto período de tempo. Dessa forma ela não atrapalha, não provoca nenhum tipo de cansaço e nem sobrecarrega o trabalhador.
Uma das modalidades da ginástica laboral é a técnica de relaxamento, e o ideal é que ela seja realizada após a jornada de trabalho, mas nada impede que ela seja feita entre um intervalo e outro. O objetivo é aliviar o stress, reduzir as tensões e relaxar os músculos!
Conforme será exposto, para o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), apenas profissionais de educação física podem ministrar a ginástica laboral. E para o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), os fisioterapeutas também o podem.
Para que as tensões sejam perdidas, a técnica de relaxamento é bastante indicada, já que diminui ansiedade, aumenta o autocontrole, auxilia na percepção dos músculos tensos e ainda melhora o estado energético do organismo.
Preparatória: tem como objetivo preparar o organismo para o trabalho físico, melhora a oxigenação tecidual, aumento de frequência cardíaca, melhora disposição e concentração.
O relaxamento consiste em um conjunto de técnicas que visa garantir o bem estar do indivíduo, através do alívio de tensões físicas, mentais e emocionais. O uso das técnicas apropriadas proporciona um melhor conhecimento do corpo, desenvolvimento do autocontrole e combate ao estresse.
A prática do relaxamento tem como principal objetivo: 1 ponto. Aumentar as tensões físicas, mentais e. Aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial. Romper as tensões físicas, mentais e emocionais.
Mas, se precisar de algo mais imediato, a empresa propõe cinco técnicas de relaxamento que podem ser empregadas a qualquer momento.
FASES DO RELAXAMENTO:
Conheça as principais técnicas de meditação
Analgésicos opioides
Ao inibir a enzima que produz este precursor, os AINEs são capazes de interromper o processo inflamatório e ao mesmo tempo reduzir a febre, o inchaço e a dor características da inflamação. Alguns exemplos de AINEs são o ácido acetil salicílico (AAS), ibuprofeno, o diclofenaco sódico, naproxeno e a nimesulida.
Na maioria das vezes, os médicos que acompanham os pacientes com dor crônica são os reumatologistas e ortopedistas, os primeiros buscados em caso de dor, mas, cada vez mais, estes profissionais encaminham os pacientes ou atuam conjuntamente com um especialista em Medicina da Dor.