A arte com função Pragmática ou Utilitária é aquela usada para fins não artísticos, ou seja, o objeto artístico não possui valor em si mesmo, mas a partir de sua utilidade. Para o artista naturalista, o objeto artístico precisa manter-se fiel à realidade, representando-a da forma mais natural possível.
Função Utilitária: A arte serve ou é útil para se alcançar um fim não artístico, isto é, ela não é valorizada por si mesma, mas só como meio de se alcançar uma outra finalidade. Esses fins não artísticos variam muito no curso da história.
Função Naturalista: o objetivo dessa função é apresentar a arte de modo mais próximo possível à realidade para que a apreciação seja mais simples para o observador. O que interessa é a representação da realidade e da imaginação, de maneira que o espectador não tenha dificuldades em compreender o seu significado.
2-Obra de arte, trabalho artístico ou somente obra, é uma obra criada ou avaliada por sua função artística ao invés de prática. Por função artística, se entende a representação de um símbolo, do belo. Apesar de não ter isso como principal objetivo, uma obra de arte pode ter utilidade prática.
OBRAS-PRIMAS ou OBRAS-PRIMA? O certo é OBRAS-PRIMAS.
Obras-primas é o plural de obra-prima.
O tema desta mensagem é o homem, a obra-prima de Deus. ... Isso nos faz voltar ao livro de Gênesis, lá no princípio, quando Deus disse, façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança [ [1] ].