Um bom remédio caseiro para abscesso, que é uma ferida com pus, é limpar a região com água limpa e sabão neutro e aplicar uma compressa de seiva de babosa porque ela é um ótimo cicatrizante natural. Cortar a folha da babosa ao meio, no sentido do comprimento da folha e com uma colher retirar parte da sua seiva.
Conheça algumas delas:
O tratamento para o abscesso é feito de acordo com a orientação do médico e normalmente é indicado o uso de antibióticos com o objetivo de eliminar ou evitar infecções bacterianas. Além disso, pode ser necessária a drenagem do abscesso, que deve ser feito pelo médico.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de um abscesso dentário são:
Nebacetin ou Nebaciderme As pomadas Nebacetin ou Nebaciderme têm dois antibióticos na composição, a neomicina e a bacitracina zíncica, e podem ser aplicadas 2 a 5 vezes ao dia, com o auxílio de uma gaze, depois de lavar bem as mãos e a região a tratar. A duração do tratamento deve ser determinada pelo médico.
Para o tratamento dos abscessos podem ser utilizados antibióticos de amplo espectro no início do quadro clínico. Uma vez instalada a lesão deve ser feita drenagem cirúrgica do abscesso.
O Aurélio consigna abscesso como acúmulo de pus em uma cavidade formada em consequência de processo inflamatório em um ou mais locais de órgãos ou em cavidades do corpo.
Não se deve espremer o pus do abscesso sem o acompanhamento médico, para evitar que as bactérias se espalhem para outras áreas da pele. Se o paciente usar lenços ou toalhas para limpar o pus, deve descartá-los após o uso e lavar bem as mãos.
Quando necessário, o clínico geral pode fazer um diagnóstico inicial e encaminhar para um especialista, como o cardiologista, urologista ou dermatologista, para obter um tratamento mais diferenciado e adequado às necessidades de cada caso.
O abscesso mamário é uma infecção com saída de pus da mama. Já o abscesso mamário não-lactacional é um abcesso da mama que ocorre em uma mulher que não está grávida ou amamentação.
Significado de Abscesso substantivo masculino [Medicina] Excesso de pus acumulado numa cavidade que, formada de maneira acidental nos tecidos orgânicos, pode ter sido produzida por algum tipo de inflamação. Etimologia (origem da palavra abscesso). Do latim abscessus.
O dentista pode fazer uma pequena incisão na área inchada para drená-la. Quando o abscesso está aberto e liberando o pus, pode-se simplesmente aplicar pressão na área para permitir que o pus seja drenado completamente. O dentista em geral solicita um raio-X para verificar se o abscesso causou alguma lesão óssea .
Quando uma infecção é iniciada dentro do dente, o dentista precisa fazer um pequeno furo nele. Isso permitirá a drenagem do abscesso dentário. Um tratamento de canal e uma restauração ou coroa serão necessários após esse procedimento.
Incisão e drenagem do abscesso Esse procedimento é realizado para drenar o pus e limpar a área infeccionada. Durante o processo, o dentista faz um pequeno corte para que a infecção seja drenada e, em seguida, higieniza a área afetada com uma solução salina.
O dentista irá, com uma broca, ganhar acesso à câmara pulpar do dente. Feito isso, ele irá instrumentar o canal radicular para retirar a polpa comprometida e dar forma às paredes do canal para receber a obturação. Entre um instrumento e outro, o dentista irá irrigar o dente com uma solução adequada.
Uma vez que seu dentista tenha removido a infecção, a fístula geralmente se fecha sozinha. Se a infecção começou dentro de um dente, o dentista fará um pequeno acesso nele para drenar o abscesso. O dente precisará de tratamento de canal, seguido por uma obturação ou coroa.
Abscesso dentário crónico Quando a infeção evolui de forma mais gradual, resultado de uma agressão menos intensa e/ou uma reação do organismo mais lenta, podendo permanecer por muito tempo na cavidade oral, por vezes, durante vários meses ou até anos, caso a infeção não seja debelada.
Abscesso periodontal: Acontece ao redor do dente e é causado pelo acúmulo de placa bacteriana que se transformou em tártaro, desenvolvendo-se na superfície dentária e invadindo a gengiva e osso alveolar. “Outra causa comum de abscesso periodontal é fratura radicular não tratada.
Tratamento para Fístula Dental. As fístulas dentais podem desaparecer em poucos dias depois do início do tratamento recomendado pelo dentista, que na maioria das vezes é feito por meio da eliminação da cárie e das placas bacterianas através da limpeza realizada durante a consulta.
De acordo com a Associação Americana de Endodontistas, se o dentista diagnosticar um abscesso dentário associado à fístula odontogênica, é feito um tratamento de canal no dente associado à infecção. Em alguns casos, o dentista pode precisar drenar a secreção na área elevada para ajudar na cicatrização.
Dentes com fístula podem ser extraídos. Entretanto, uma vez que cirurgias deste tipo se dão em sítios infectados, a conduta mais segura é tomar antibiótico antes e depois do procedimento.
Geralmente, a fístula surge após um abcesso no ânus, no entanto, também pode ser causada por doenças inflamatórias do intestino, como doença de Crohn ou diverticulite, por exemplo.