As medidas a serem tomadas nesse caso seriam chamar o SAMU (192) imediatamente. Enquanto a ambulância não chega, lembre-se de afastar o agente tóxico do paciente. Para ajudar ainda mais no socorro à vítima de envenenamento, procure mais informações sobre a substância causadora dessa emergência.
Resposta. Resposta: O tratamento de intoxicação exógena, via de regra segue o procedimento, de afastamento do paciente ao agente intoxicante, observação clínica para verificar a involução ou não dos sintomas, e terapia de suporte.
Primeiros socorros: - lavar bem a pele contaminada com água corrente e sabão por, no mínimo, 10 minutos; - não esquecer de lavar cabelos, axilas, virilhas, barba e dobras do corpo; - no caso de contaminação nos olhos lavar bem com água corrente por 15 minutos.
INTOXICAÇÃO AGUDA LEVE: cefaleia, irritação cutâneo- mucosa, náusea e discreta tontura. INTOXICAÇÃO AGUDA MODERADA: cefaleia intensa, náusea, vômitos, cólicas abdominais, tontura mais intensa, fraqueza generalizada, parestesia, dispneia, salivação e sudorese aumentadas.
Diminuir a exposição ao agente tóxico: No caso de ingestão, a melhor forma consiste em fazer lavagem gástrica no hospital, no entanto, enquanto se espera pela ajuda médica pode-se beber 100 g de carvão vegetal ativado em pó diluído num copo de água, para adultos, ou 25 g desse carvão, para crianças.