Como é o tratamento do ceratocone?
Portanto todo paciente com ceratocone pode sim usar óculos e é a correção visual de escolha nos casos onde ainda conseguimos obter uma visão satisfatória com o mesmo. É muito importante um exame de refração com iluminação adequada, sem dilatação da pupila para obtermos o grau correto dos óculos.
As pessoas que tem ceratocone conseguem ver o mundo da seguinte forma:
Pacientes com Ceratocone pedem o reconhecimento da doença como Deficiência visual. Uma doença pouco conhecida, o Ceratocone é uma doença degenerativa, que faz com que a córnea da sua vista, vá formando um cone. É uma doença sem cura, porém os tratamentos são todos particulares, e não existe tratamento pelo SUS.
Ocorre que, assim como o ingresso no quadro para deficientes, a aposentaria por invalidez ou o auxílio doença dependerão basicamente do nível do seu ceratocone, isto é, da sua gravidade. Não há como generalizar sem ter um atestado médico.
Quando a visão no melhor olho com a melhor correção é possível com uso de óculos: 20/30 a 20/60 : é considerado leve perda de visão, ou próximo da visão normal. 20/70 a 20/160 : é considerada baixa visão moderada, baixa visão moderada. 20/200 a 20/400 : é considerado grave deficiência visual, baixa visão grave.
Significa que estando a seis metros de distância de um objeto, a pessoa o enxerga com capacidade considerada normal. Os portadores de alguma deficiência visual têm o segundo número maior que 20.
O termo baixa visão foi criado para identificar pessoas que possuem de 5% a 30% de visão em seu melhor olho mesmo após intervenções cirúrgicas ou uso de óculos comuns. Ou seja, pessoas que possuem 70% da visão comprometida por algum motivo.
Num ângulo de visão de 180º, os dois olhos visualizam os 120º centrais. Os 30º periféricos, de cada um dos lados, são visualizados apenas por um olho (o olho da esquerda visualiza os 30º à esquerda enquanto o olho da direita visualiza os 30º à direita).
Em relação aos graus, os médicos geralmente recomendam a cirurgia para pacientes que tenham até 10 graus de miopia, 5 graus de hipermetropia e 6 graus de astigmatismo. Além disso, é avaliado também o formato do globo ocular do paciente, para a indicação ou não da cirurgia.
A visão monocular (CID 10 H54-4) é caracterizada pela capacidade de uma pessoa de conseguir enxergar com apenas um olho, possuindo noção de profundidade e sensação tridimensional e visão periférica limitadas, afetando, assim, sua capacidade de atenção e convívio social.
Foi sancionada a lei que inclui quem tem visão monocular entre as pessoas com deficiência (Lei . Com isso, quem enxerga com apenas um olho passa a ter direito a benefícios previdenciários, como aposentadorias por invalidez e isenção tributária na compra de automóveis.
A nova lei garante à pessoa que enxerga com apenas um olho os mesmos direitos e benefícios das pessoas com deficiência. ... De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a visão monocular é caracterizada quando a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, enquanto no outro mantém visão normal.