A estenose do canal vertebral lombar caracteriza-se pelo estreitamento do espaço central da coluna que contém as raízes nervosas na região lombar, composta por 5 das 33 vértebras da coluna vertebral.
Em uma fratura de compressão da coluna, a parte em forma de barril (corpo) de um ou mais ossos das costas (vértebras) sofre colapso e é esmagada (comprimida) adquirindo uma forma de cunha. A maioria das fraturas de compressão resulta de força leve ou nenhuma força em pessoas idosas com osteoporose.
Radioterapia para tratar câncer do colo do útero ou câncer de endométrio....Estenose cervical
A estenose do colo do útero é uma situação anormal encontrada em algumas mulheres e que dificultam a realização dos procedimentos uterinos. O estreitamento do orifício interno do colo do útero pode ter vários graus, desde um fechamento discreto e de difícil percepção até a oclusão total do trajeto.
Antes do período fértil, o colo do útero está baixo e pode ser sentido na vagina, com uma textura firme, e o orifício no centro do colo do útero fica fechado. Durante o período fértil, o orifício do colo do útero se abre para facilitar a entrada do espermatozoide (7).
O procedimento consiste em colocar a mulher em posição ginecológica, realizar um exame especular, para logo introduzir uma ótica de 5mm de diâmetro através no canal cervical até chegar á cavidade uterina. Para poder visualizar esta cavidade ela é distendida com gás CO2 ou líquido.
É a parte mais externa do útero, interior do colo uterino, que se estende para dentro da vagina. Que se dilata durante o trabalho de parto para permitir a passagem do feto. Adaptado por Ferticlin : Centro de Infertilidade Conjugal.
A histeroscopia (ou videohisteroscopia) é um exame onde é introduzido através do colo uterino um instrumento fino de aproximadamente 5 mm (histeroscópio) tem como objetivo a avaliação da cavidade uterina trazendo o diagnóstico de patologias uterinas como miomas, pólipos, endometrite, câncer, entre outras.
Em mulheres nulíparas, o orifício cervical externo assemelha-se a uma pequena abertura circular no centro do colo uterino. A porção supravaginal junta-se ao corpo muscular do útero ao nível do orifício cervical interno.