A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir do exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias. A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade.
A ginástica desembarcou no Brasil através dos imigrantes alemães, no século XIX. Fixado no Rio Grande do Sul, os europeus trouxeram os ensinamentos de Friedrich Ludwig Christoph Jahn, e aos poucos foram introduzindo os equipamentos na prática dos exercícios.
25 de novembro de 1978
A ginástica artística chega ao Brasil em finais do século XIX. Trazidos por imigrantes europeus, foi nos Estados da região do sul que ela teve início. Em 1858 foi fundada em Santa Catarina a Sociedade de Ginástica de Joinville.
Resposta: A Ginástica Brasileira é formada por sete modalidades: Artística Masculina e Feminina, Rítmica, Trampolim, Aeróbica, Acrobática e Para Todos, sendo quatro delas olímpicas: Artística Feminina, Masculina, Rítmica e Trampolim.
Seleção Brasileira de Ginástica Artística - lista atualizada de acordo com critérios técnicos
Ginástica rítmica
Cinco atletas foram chamadas pela comissão técnica da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica): Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Thaís Fidélis, Carolyne Pedro e Lorrane Oliveira. A ginástica artística feminina compete no Pan de Lima logo no dia seguinte à cerimônia de abertura, no próximo dia 26.
A Ginástica Artística Feminina compreende um conjunto de 4 especialidades (aparelhos): Saltos, Trave, Paralelas Assimétricas e Solo.
João Luiz Ribeiro
Daiane dos Santos: A ginasta que encantou o mundo com brasileirinho. Daiane Garcia dos Santos, ou simplesmente Daiane Dos Santos foi a primeira brasileira campeã mundial de ginástica artística.
salto, barras assimétricas, trave e solo. solo, cavalo com alças, salto, argolas, barras paralelas e barra fixa.
A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade de ginástica onde os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais. Movimentos estes que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.
Resposta: Enquanto os homens disputam provas em seis aparelhos diferentes, as mulheres as disputam em quatro. Os aparelhos (provas) masculinos são o solo, o salto sobre a mesa, o cavalo com alças (cavalo com arções), as barras paralelas, a barra fixa e as argolas.
As modalidades femininas são realizadas em quatro aparelhos: barras assimétricas, trave de equilíbrio, mesa de salto e solo. Vejamos algumas características desses aparelhos. O aparelho se caracteriza por movimentos contínuos e rápidos, além de largadas e retomadas.
As mulheres disputam provas em quatro aparelhos diferentes. Os aparelhos femininos são o solo, o salto de cavalo, a trave olímpica e as paralelas assimétricas.
As qualidades físicas são fundamentais para o desenvolvimento dos sujeitos e de qualquer atleta. Na Ginástica Artística se destacam algumas delas como: flexibilidade, força e velocidade.
São exemplos de capacidades, de acordo com (BARBANTI, 1996), a força, a resistência, e a flexibilidade. ... Neste estudo foram avaliadas as capacidades força, coordenação, agilidade (velocidade de movimento cíclico), flexibilidade e resistência aeróbica (componente cardiorrespiratório).