Nos próximos capítulos da novela "A Terra Prometida", Zaqueu acaba expulso de Gilgal após ser julgado pela flechada que fez Aruna sumir no rio.
Tenha sempre um objetivo: O objetivo de Zaqueu era chegar até Jesus; ela sabia que não ia ser fácil,pois em todos os lugares por onde passava, multidões tinham o mesmo desejo que ele, chegar até Jesus.
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. ... E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Ele morava em uma cidade muito importante na época de Jesus, Jericó. Lá em Jericó, Zaqueu trabalhava como cobrador de impostos. ... Eles não gostavam dos cobradores de impostos porque muitos deles cobravam impostos a mais para pegar uma parte do dinheiro para ele.
Zaqueu era chefe dos Publicanos na cidade de Jericó. Ele comandava e organizava toda a coleta de impostos para os Romanos, controlando, certamente, uma grande soma de dinheiro. O texto de Lucas nos informa que ele era rico: E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
Zaqueu era um homem judeu, chefe dos cobradores de impostos e trabalhava para os romanos. Ele era rico e não era estimado pelo seu povo, isso porque em seu trabalho, cobrava impostos deles, algo visto como traição, exploração. Jesus entrava em Jericó e atravessava acidade, quando Zaqueu soube que ele estava lá.
A figueira brava, mais propriamente sicômoro (hebr. sycomoros) é chamada de Ficus sycomorus. ... Em Jericó, Zaqueu subiu em um sicômoro para ver Jesus em quanto passava (Lc 19:4).
Zaqueu não sofria de deficiência que o impossibilitasse. Não estava faminto e nem enfermo. Ele tinha onde morar e certamente sua casa era bem confortável.
A árvore que Zaqueu subiu era um sicômoro, uma "figueira brava". Muitos dizem que as folhas desta árvore eram tóxicas, soltavam uma espécie de pó que podia causar uma grande coceira, assim, ninguém em são juízo ficava em baixo dela .
Segundo o Antigo Testamento da Bíblia, Jericó, na antiga Cannaã, era uma cidade habitada por população de costumes, cultura e religião diferentes do povo de Moisés. Mas o povo de Deus, na época, acreditava que ela era a Terra Prometida, por ser uma espécie de oásis no meio do deserto.
QUAL A ALTURA DE ZAQUEU? 1,50-1,55 m? Esta "altura" é moral. Zaqueu é um ladrão, a SERVIÇO do Império Romano e do Templo.
[Figurado] Capacidade que decorre de algum conhecimento; competência, dignidade: não tem estatura para o cargo. Etimologia (origem da palavra estatura). Do latim statura.ae.
Na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Josué 5:13-6:27, é relatado que após os israelitas atravessarem o rio Jordão, cercaram a cidade por 7 dias, e as muralhas desmoronaram com o poder divino e então a cidade foi invadida e totalmente destruída, sob a liderança de Josué.
Há uma conclusão importante a tirar desse fato: Jericó não podia ser uma cidade grande para nossos padrões – seria impossível circular por sete vezes uma grande cidade num único dia. Completados os sete círculos, as trombetas de Israel deveriam tocar e o povo gritar em alta voz. E os muros iriam cair.
4018 m
Após a conquista de Jericó, Josué os esconjurou dizendo “Maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó, sobre seu primogênito a fundará, e sobre o seu filho mais novo lhe porá as portas” (Js 6,26:27).
Josué
O Muro de Israel possui enormes dimensões, com uma extensão de 721 km, 8 metros de altura, trincheiras com 2 metros de profundidade, arames farpados e torres de vigilância a cada 300 metros – tudo isso para ser intransponível.
Neemias reconstruiu as muralhas da cidade desde a Porta das Ovelhas, a norte, passando pela Torre de Hananel, no canto noroeste, a Porta dos Peixes, a oeste, a Torre das Fornalhas, no canto sudoeste do Monte do Templo, o Portão do Estrume, no sul, até a Porta Leste e o portão além da Ponte Dourada, a leste.
As muralhas de Jerusalém, que foram originalmente construídas para proteger a cidade contra a entrada de inimigos, servem hoje como atração turística pois perderam a capacidade defensiva.
52 dias
neemias orou 4 meses – ESCOLA-EBD.
Neemias não se intimidou com a aparente destruição de Jerusalém, porque tinha uma visão de uma cidade reconstruída e sonhava com o cumprimento das profecias do Senhor com relação a Israel. Temos que aprender com Neemias a levantar nossa vida das ruínas, principalmente pagando um preço por meio da oração e do jejum.