Para cifras elevadas, utiliza-se um travessão por cima da letra, que representa sua multiplicação por 1000. Assim, C corresponde ao valor 100.
O número romano D corresponde ao número 500 (quinhentos).
O número romano XIV corresponde ao número 14 (catorze). O Século XIV corresponde aos anos de 1301 a 1400.
Repare que a numeração romana tem a virtualidade de poder representar quer numerais cardinais, quer ordinais. Ora também é uma convenção fazer a numeração dos séculos com numerais ordinais até dez inclusive e com numerais cardinais depois de dez.
Os algarismos romanos foram desenvolvidos para que os romanos pudessem facilmente precificar diferentes bens e serviços. Os números romanos foram amplamente utilizados na vida cotidiana em todo o Império Romano. Após a queda do Império Romano, os numerais continuaram sendo usados em toda a Europa até os anos 1600.
Os algarismos significativos são os que têm importância na delimitação da exatidão de uma grandeza, ou de um número propriamente dito. Ele indica a margem de erro numa medição e garante quais algarismos podem ser utilizados em seus cálculos com a certeza de seu valor estar correto e quais constituem aproximação.
O sistema de numeração romano usa letras maiúsculas, as quais são atribuídos valores. Os algarismos romanos são usados principalmente: Nos números de capítulos uma obra. Nas cenas de um teatro.