A grande maioria dos sapos possui venenos em glândulas presentes em sua pele. ... Quando o sapo é agredido, como quando um cachorro abocanha o anfíbio, as glândulas liberam o veneno no agressor.
Seu veneno é produzido a partir de toxinas de insetos que ele come, como formigas, besouros e até ácaro. Portanto, é sempre bom ter cuidado com os sapos que aparecem por aí. As toxinas destes animais se forem ingeridas ou atingirem mucosas ou alguma ferida aberta, a pessoa pode realmente ficar intoxicada.
Sinais de veneno de sapo em cachorros
A finalidade básica do kambo é "tirar a panema". Ou seja, para os índios, atrair a caça e as mulheres.
Para tirar a panema, precisou tomar banho de pau d'alho e pião roxo, e ir pra mata. No outro dia seu Quinca foi pro mato, matou uma caça, tinha perdido a panema. Outra receita para tirar a panema é do seringueiro Raimundo Monteiro. Numa tarde, deixa-se uma “jarina” com o “olho” amarrado com cipó.
A jararagina faz parte da família de um grupo de proteínas (metaloproteinases), uma das principais responsáveis pelos efeitos locais da picada, como hemorragia, edema e inflamação. Agora, uma pesquisa conduzida no Instituto Butantan demonstrou pela primeira vez como a toxina se liga aos vasos sanguíneos.
Sintomatologia: A ação do veneno no organismo apresenta, até seis (6) horas após o acidente, muita dor, edema (inchaço), calor e rubor no local da picada. Pode haver sangramentos no local da picada ou distante dele (gengivas, nariz, outros locais).
O pico do efeito do veneno nos tecidos moles é em 2 a 4 dias. As equimoses são menos comuns após picadas de copperhead e cascavéis de Mojave.
No caso de uma picada de cobra venenosa, com injeção de veneno, é comum que, após a dor que surge no local devido à picada, possam aparecer outros sintomas como: Dor que piora ao longo do tempo; Inchaço que vai aumentando e afetando mais áreas ao redor da picada; Ínguas doloridas em locais próximos da picada.
COMO SABER QUE MEU CACHORRO FOI PICADO POR UMA COBRA?
Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão. Aplicar compressa de gelo no local. Transportar (em maca) a vítima ao médico mais próximo, para tratamento (aplicação do soro). SEMPRE QUE POSSÍVEL, levar junto a cobra (viva ou morta), para identificação.