Torneamento é o processo de usinagem usado para fabricar peças cilíndricas, no qual a ferramenta desenvolve um deslocamento linear, enquanto a peça exerce um movimento rotacional.
Definição - segundo a DIN 8580, aplica-se a todos os processos de fabricação onde ocorre a remoção de material sob a forma de cavaco. Usinagem - operação que confere à peça: forma, dimensões ou acabamento superficial, ou ainda uma combinação destes, atravéz da remoção de material sob a forma de cavaco.
1 – Movimento de GIRO : Esse é o principal movimento que permite o corte da peça. ... 2 – Movimento de AVANÇO : Esse movimento é responsável pelo deslocamento da ferramenta de corte ao longo da superfície da peça.
➢ Movimento de avanço ( f ): É o movimento entre a ferramenta e a peça que, juntamente com o movimento de corte, possibilita uma remoção contínua do cavaco ao longo da peça.
Em usinagem com suportes em geral, avanço é a distância percorrida pelo porta ferramenta em cada rotação da peça. Em fresamento, avanço é a distância percorrida pela mesa da máquina em uma rotação da fresa dividida pelo número de cortes da ferramenta, isto é indicado em avanço por dente.
Avanço por rotação, ou avanço por volta da ferramenta (mm/volta)
FÓRMULAS PARA TORNEAMENTO
Fluidos de corte são utilizados para facilitar a operação de usinagem de alguns materiais, como os metais. Estão entre suas funções refrigerar, lubrificar, proteger as peças da oxidação e limpar a região de usinagem.
Os fluidos de corte são modificados com aditivos - compostos químicos que melhoram propriedades inerentes aos fluidos, ou lhes atribuem novas características. Em geral, esses aditivos caem em uma das duas classes: ... Aqueles cujo efeito é puramente químico, como anticorrosivos e anti-oxidantes.
Regiões de ação do fluido de corte Page 2 2 Usinagem – Fluido de Corte Características de um bom fluido de corte: Bom refrigerante: baixa viscocidade a fim de que flua facilmente; • capacidade de “molhar” bem o metal para criar um bom contato térmico; • alta calor específico e alta condutividade térmica.
Ainda que existam os aditivos que ajudam a reduzir o impacto negativo, presença de água no fluido de corte pode causar oxidação nas superfícies metálicas. Outra fonte comum são as borras, as de colônias de bactérias.
Cuidados
Tipos de Fluídos de Corte
Óleo para rosca é essencial para qualidade do acabamento A operação de rosqueamento depende de alguns fatores que afetam a qualidade do acabamento do produto.
Como a rosca pode ser interna (na porca) ou externa (no parafu- so), o roscamento também é chamado de interno ou externo. Nesta aula, começaremos pela operação de roscamento interno que é realizada com uma ferramenta chamada macho para roscar. Ele é geralmente fabricado de aço rápido para operações manuais e à máquina.
Porque o Quimatic 2 Ecológico é a melhor solução para corte e estampagem
Como fazer óleo para máquinas de corte
Formula de fluido refrigerante para corte Em um recipiente adicione a Água potável, sob agitação adicione o Mono e diester do Ácido fosfórico do Álcool isooctilico (Fongraphat MDIO), Oleína, Ácido bórico, Trietanolamina, Amida 60 e Cloreto de benzalcônio (a 50%). Agite bem para homogeneizar.
óleo mineral
Quando a água estiver muito enferrujada, a melhor coisa a fazer é aplicar o aditivo na utilização do óleo solúvel, pois este serve para selar a ferrugem e deve ser utilizado antes do aditivo, por que os dois não podem se misturar.
Os óleos solúveis sintéticos têm como principal função auxiliar na lubrificação no momento da usinagem e ajudar a preservar os componentes das máquinas e ferramentas. Os lubrificantes são utilizados para evitar o atrito entre duas superfícies, criando uma película protetora.
Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é imprescindível respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.
O aditivo para radiador não é utilizado puro, e sim misturado à água. A proporção entre um e outro líquido a ser utilizada também é definida pelo fabricante do veículo, assim como o prazo de troca. Além disso, a água deve ser desmineralizada, ou seja, sem minerais em sua composição.
Mas, em geral, veículos nessas condições já apresentam uma situação crítica de corrosão no sistema de arrefecimento e simplesmente colocar aditivo no radiador pode piorar tudo. Além de alterar o ponto de ebulição da água, outra propriedade importante dos aditivos é a anticorrosiva.
Quando o carro está a muito tempo sem a utilização de aditivo, os componentes ficam muito enferrujados , e após a aplicação do aditivo são limpos, o que pode se tornar uma dor de cabeça, pois o aditivo remove a ferrugem do motor e seus componentes, causando folgas na bomba d'água, além de fazer com que os selos do ...
Para preparar a mistura de água e fluido aditivo de radiador, é preciso seguir a proporção recomendada pela empresa fabricante do veículo — em média, essa medida é de 60% de água e 40% de fluido. Nunca preencha o reservatório apenas com água, pois isso pode causar diversos problemas ao sistema de arrefecimento!
E é por isso que o MEG é tão importante na composição do aditivo de radiador. O MEG (também conhecido como monoetilenoglicol ou etilenoglicol) garante que o sistema de arrefecimento trabalhe com temperatura e pressão adequadas.
Verifique se o aditivo é concentrado ou pronto para uso. Neste caso usamos um aditivo Valeo orgânico concentrado: 1 litro de aditivo para 1 litro de água desmineralizada. De preferência, faça a mistura fora do veículo para obter uma mistura mais homogênea.
Estas são as minhas 5 melhores marcas de aditivo para radiador (ordem aleatória)