Resumidamente, estes são os passos para fazer um diagrama de caso de uso uml:
Objetivo. O Diagrama de Caso de Uso serve para representar como os casos de uso interagem entre si no sistema e com os usuários (atores), ou seja, como as funcionalidades se relacionarão umas com as outras e como serão utilizadas pelo usuário, durante o uso do sistema.
Segundo Ivan Jacobson , podemos dizer que um caso de uso é um "documento narrativo que descreve a sequência de eventos de um ator que usa um sistema para completar um processo". – Uma loja de CDs possui discos para venda. Um cliente pode comprar uma quantidade ilimitada de discos para isto ele deve se dirigir à loja.
Caso de uso é uma técnica de especificação que descreve uma seqüência de ações que o sistema deve realizar para produzir uma resposta para um ator. ... O caso de uso detalha o que um sistema deve fazer, descrevendo como uma determinada funcionalidade é utilizada por um ator.
elipse
O Fluxo Principal, culturalmente também é chamado de Caminho Feliz, Fluxo Básico, Fluxo Ótimo, ou Fluxo de Sucesso. O Fluxo Principal é a maneira “default” que o ator utilizará a funcionalidade, ou seja, é o que ele tentará fazer primariamente sempre que utilizar a funcionalidade.
Fluxos alternativos são fluxos que podem ser executados numa funcionalidade a partir da escolha do usuário, e não a partir de erros ou exceções do sistema.
Include: seria a relação de um caso de uso que para ter sua funcionalidade executada precisa chamar outro caso de uso. Extend: Esta relação significa que o caso de uso extendido vai funcionar exatamente como o caso de uso base só que alguns passos novos inseridos no caso de uso extendido.
Segundo o site Sinônimos é “funcionamento, operação, atuação, laboração, execução”. No contexto da UML, o Diagrama de Atividades é um diagrama comportamental (que especifica o comportamento do software), e através dele podemos modelar partes do comportamento de um software.
Em engenharia de software, um requisito funcional define uma função de um sistema de software ou seu componente. ... Os requisitos funcionais podem ser cálculos, detalhes técnicos, manipulação de dados e de processamento e outras funcionalidades específicas que definem o que um sistema, idealmente, será capaz de realizar.
Diagrama de classes É o diagrama UML mais usado, e a principal base de qualquer solução orientada a objetos. Classes dentro de um sistema, atributos e operações, e a relação entre cada classe. ... Como os dados estão disponíveis dentro de objetos, eles podem ser utilizados para esclarecer as relações entre objetos.
A UML 2.
Diagramas da UML 2.
Diagramas comportamentais são aqueles onde existe alguma alteração de comportamento das classes. Os principais diagramas comportamentais da UML são: Diagrama de Caso de Uso, Diagrama de Seqüência e Diagrama de Atividade. Este artigo tem o objetivo de descrever as principais características destes diagramas.
Um diagrama de interação mostra uma interação formada por um conjunto de objetos e seus relacionamentos, incluindo as mensagens que poderão ser trocadas entre eles. Os diagramas de seqüência e os diagramas de colaboração são chamados de diagramas de interação.
Os diagramas de interação mostram como os objetos interagem uns com os outros. ... O diagrama de comunicação pode ser usado para mostrar como os objetos em um sistema interagem sobre múltiplos casos de uso. Um diagrama de seqüência é tipicamente usado para mostrar a interação de objetos em um único caso de uso.
Como criar um diagrama de sequência
Um diagrama de sequência é composto por várias dessas notações de linha de vida que devem ser organizadas horizontalmente na parte superior do diagrama. Duas notações de linha de vida não devem se sobrepor. Eles representam os diferentes objetos ou partes que interagem entre si no sistema durante a sequência.
Introdução
Conteúdo de Diagramas de Comunicação
Os diagramas de comunicação são utilizados para mostrar como os objetos interagem para executar o comportamento de um caso de uso específico ou de parte de um caso de uso. ... Diferente de um diagrama de seqüência, um diagrama de comunicação mostra os relacionamentos entre os objetos.
Diagrama de seqüência: foco nas mensagens enviadas no decorrer do tempo. Diagrama de comunicação: foco nas mensagens enviadas entre objetos que estão relacionados.
Como a maioria dos diagramas UML, diagramas de estados têm diversos usos. As principais aplicações são as seguintes: Descrever objetos orientados a eventos em um sistema reativo. Ilustrar cenários de caso de uso em um contexto de negócios.
Em engenharia de software e eletrônica digital, um Diagrama de Transição de Estados, ou Diagrama de Máquina de Estados, é uma representação do estado ou situação em que um objeto pode se encontrar no decorrer da execução de processos de um sistema.