O processo de logística reversa é feito depois do produto ser utilizado. Nela, a empresa vai atrás das embalagens e após isso retorna com os resíduos. É justamente nessa etapa de coleta que há o trabalho mais complicado para as empresas realizarem. ... Vidro pode se transformar em novas embalagens de produtos no mercado.
Como o próprio nome sugere, a Logística Integrada representa a interligação de todo o processo logístico, da fabricação dos produtos até que ele chegue às mãos do consumidor final. Isso é feito por meio de Sistemas Inteligentes que oferecem união e interatividade de ações, de forma dinâmica.
Por logística se entende um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado. A origem da palavra logística vem do grego e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico.
A logística integrada é um método empolgante para as empresas que se preocupam com a competitividade, a eficiência operacional e a satisfação dos clientes. Ela permite que os processos funcionem mais alinhados e dinâmicos, que os custos sejam diminuídos em vários setores e o esforço produtivo seja mais bem compensado.
Como o próprio nome sugere, a logística integrada é um sistema que liga todo o processo logístico, desde o fornecimento de matérias-primas, até chegar ao consumidor final. Isso só é possível com a organização de um sistema inteligente capaz de controlar o fluxo logístico e coordenar todas as atividades.
A importância da logística está em fornecer as bases para o planejamento estratégico de uma empresa. ... De forma bem simplificada, a logística é um conjunto de técnicas, métodos e conhecimentos destinados a substanciar o fluxo de abastecimento de insumos, movimentação de mercadorias e estocagem.
Objetivos do SCM, ou Gestão da Cadeia de Suprimentos O objetivo das práticas de Gestão da Cadeia de Suprimentos é reduzir o tempo de ciclo e inventários, otimizando a logística e oferecendo um serviço mais competitivo.
Reduz custos operacionais A possibilidade que o gestor tem de gerenciar todos os processos logísticos de maneira integrada viabiliza uma estruturação mais eficiente das fases de armazenagem, distribuição e circulação de produtos, evitando que qualquer uma delas sofra com falhas.
A logística de suprimentos é o ramo da logística empresarial que trata do planejamento, implantação e controle do fluxo de movimentação e armazenagem de matéria-prima e insumos. Tem por objetivo satisfazer às necessidades de materiais para a operação, garantindo assim a integridade do produto final e prazo de entrega.
A cadeia logística pode ser dividida em três partes:
Custos de processamento de pedidos – CPP
Custos fixos: aluguel e taxas do espaço físico; equipamentos; salários; impostos. Custos variáveis: manutenção; mão de obra e horas extras; seguros de cargas; pneus, combustível e lubrificantes; compra de peças.
Estão entre os principais custos de transporte os preços dos combustíveis as taxas de aeroporto,as taxas portuárias as portagens, e ainda todas as despesas relacionadas com o veículo onde se efectua o transporte, seja o seguro a manutenção os impostos entre outros (Victoria, 2009).
Custos Decorrentes de Nível de Serviço Refere-se ao nível de satisfação no atendimento às necessidades e expectativas do cliente. Diante das inúmeras variáveis envolvidas, ao escolher entre oferecer uma determinada frente logística, pode-se incorrer perdas em outra(s).